Pelo menos 45 pessoas foram mortas após uma violenta tempestade gerar tornados em vários Estados do sul dos EUA, informou a mídia local neste domingo (17). Os tornados deixaram uma rota de destruição na Carolina do Norte no sábado, destruindo casas e lojas e causando falta de energia, informou a emissora de televisão NBC. As tempestades derrubaram árvores e linhas de transmissão de energia, destruíram telhados de casas e danificaram caminhões em rodovias.
Mais de 20 tornados foram registrados nos Estados de Mississippi e Alabama, no sul dos EUA, na sexta-feira. Um dia antes, 15 ciclones haviam atingido Oklahoma, Kansas e Texas, informou o Serviço Nacional de Meteorologia norte-americano. Na sexta-feira, a virulência do clima atingiu o Arkansas e a Geórgia, segundo a imprensa norte-americana.
Uma área particularmente atingida foi a capital da Carolina do Norte, Raleigh, onde dezenas de casas foram destruídas. Funcionários também contabilizaram várias mortes e falta de energia em boa parte desse Estado.
Leia mais:
Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster
Olimpíadas e chuvas no Sul dominaram as buscas do Google em 2024
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
Os problemas no tempo começaram no fim da quinta-feira em Oklahoma, deixando uma trilha de mortes e destruição. Na sexta-feira e no sábado, os problemas ocorreram em vários Estados.
Entre as sete pessoas mortas no Alabama estavam uma mãe e suas duas filhas, que estavam abrigadas em um trailer quando este foi atingido por um tornado, segundo funcionários. A potente tempestade avançou para o Oceano Atlântico no início do domingo, segundo meteorologistas do Centro Nacional de Previsão de Tempestades.