Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Ops!

Trainee erra e faz Google perder US$ 10 milhões em 45 minutos

Redação Bonde
11 dez 2018 às 15:25

Compartilhar notícia

- Shutterstock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um trainee do Google fez a empresa perder cerca de US$ 10 milhões – aproximadamente R$ 40 milhões. Isso porque o funcionário apertou o botão errado durante um treinamento sobre o sistema de anúncios online da companhia, em uma plataforma chamada Google AdX. De acordo com o Financial Times, o erro fez com que um anúncio falso – um retângulo amarelo sem nada dentro – aparecesse por um período de 45 minutos em vários sites e aplicativos nos Estados Unidos e Austrália.


Para piorar, a compra de espaços para o anúncio, que não deveria ter sido concretizada, ainda ocorreu por um valor muito acima do que costuma acontecer. O clique errado fechou exposições ao CPM (custo por mil impressões) de mais de US$ 25, enquanto o valor de mercado costuma ser entre US$ 2 e US$ 4.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O Google confirmou o erro e que irá honrar os pagamentos, o que vai resultar no prejuízo citado. "Um treinamento publicitário levou a um erro onde dinheiro foi dispendido em sites por aproximadamente 45 minutos. Assim que ficamos cientes deste erro honesto, trabalhamos rapidamente para encerrar o andamento das campanhas de anúncios", informou a empresa em um comunicado, isentando o trainee envolvido de má fé no episódio.

Leia mais:

Imagem de destaque
Previsão da ONU

La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência

Imagem de destaque
Dos EUA

Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster

Imagem de destaque
Mais procurados

Olimpíadas e chuvas no Sul dominaram as buscas do Google em 2024

Imagem de destaque
Confirmado

2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus


O sistema de anúncios automatizados na internet é considerado vital para o Google, líder disparado neste mercado. Até por isso, a revelação de fragilidades nesse sistema é extremamente sensível para a companhia.


O Google AdX, chamado também de DoubleClick Ad Exchange, é um sistema "programático" de leilões em tempo real de anúncios em "sites premium". Após disponibilizado nesse mercado virtual, o anúncio falso acabou sendo ofertado em diversos sites e apps que usam a plataforma. O Google diz também que irá trabalhar em novas salvaguardas para evitar que um erro deste tipo aconteça novamente.

Com informações da Época Negócios.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo