Mundo

Trainee erra e faz Google perder US$ 10 milhões em 45 minutos

11 dez 2018 às 15:25

Um trainee do Google fez a empresa perder cerca de US$ 10 milhões – aproximadamente R$ 40 milhões. Isso porque o funcionário apertou o botão errado durante um treinamento sobre o sistema de anúncios online da companhia, em uma plataforma chamada Google AdX. De acordo com o Financial Times, o erro fez com que um anúncio falso – um retângulo amarelo sem nada dentro – aparecesse por um período de 45 minutos em vários sites e aplicativos nos Estados Unidos e Austrália.


Para piorar, a compra de espaços para o anúncio, que não deveria ter sido concretizada, ainda ocorreu por um valor muito acima do que costuma acontecer. O clique errado fechou exposições ao CPM (custo por mil impressões) de mais de US$ 25, enquanto o valor de mercado costuma ser entre US$ 2 e US$ 4.


O Google confirmou o erro e que irá honrar os pagamentos, o que vai resultar no prejuízo citado. "Um treinamento publicitário levou a um erro onde dinheiro foi dispendido em sites por aproximadamente 45 minutos. Assim que ficamos cientes deste erro honesto, trabalhamos rapidamente para encerrar o andamento das campanhas de anúncios", informou a empresa em um comunicado, isentando o trainee envolvido de má fé no episódio.


O sistema de anúncios automatizados na internet é considerado vital para o Google, líder disparado neste mercado. Até por isso, a revelação de fragilidades nesse sistema é extremamente sensível para a companhia.


O Google AdX, chamado também de DoubleClick Ad Exchange, é um sistema "programático" de leilões em tempo real de anúncios em "sites premium". Após disponibilizado nesse mercado virtual, o anúncio falso acabou sendo ofertado em diversos sites e apps que usam a plataforma. O Google diz também que irá trabalhar em novas salvaguardas para evitar que um erro deste tipo aconteça novamente.

Com informações da Época Negócios.


Continue lendo