Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Petrobrás

Transferência das duas refinarias à Bolívia é suspensa

AFP
12 jun 2007 às 14:47

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A transferência de duas refinarias da Petrobras à estatal boliviana YPFB, que o governo de Evo Morales recomprou por US$ 112 milhões de dólares, foi suspensa por problemas com os seguros, afirmaram nesta terça-feira (12) fontes das duas empresas.

A assessoria de comunicação do Ministério de Hidrocarbonetos afirmou nesta terça que La Paz suspendeu até segunda ordem o ato de entrega das refinarias, versão que foi confirmada pela Petrobras.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O obstáculo surgiu porque as refinarias Elder e Villarroel ficaram sem seguro de funcionamento, porque as empresas privadas que prestavam o serviço só têm relação contratual com a empresa brasileira e o acordo não era extensivo ao novo proprietário, a YPBB, informou a emissora católica ERBOL.

Leia mais:

Imagem de destaque
durante uma festa do rapper

Em nova acusação contra Diddy, homem diz que foi drogado e estuprado em carro

Imagem de destaque
Análise

Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas

Imagem de destaque
Previsão da ONU

La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência

Imagem de destaque
Dos EUA

Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster


Por este motivo e diante do risco de as duas refinarias operarem sem seguro, o governo do presidente socialista Evo Morales determinou a suspensão da transferência das duas instalações.

Publicidade


O Ministério de Hidrocarbonetos informou que o governo tinha conhecimento de que este problema surgiria, por isso tinham antecipado o lançamento de uma licitação internacional, mas o processo ainda não foi concluído.


Depois da compra das duas refinarias, o governo determinou a criação de uma nova empresa, a "Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos Refinación Sociedad Anónima (YPFB-Refinación S.A.)" que também deveria ser fundada nesta terça-feira com a função de substituir a Petrobras na gestão de Elder (em Santa Cruz) e de Villarroel (Cochabamba).


As duas refinarias produzem uma média diária de 40.000 barris de petróleo e abastecem a totalidade da demanda interna de gasolina e 70% do diesel necessário, além da exportação de derivados de petróleo reconstituído ao Chile.

Antes de serem recompradas por Morales, as duas refinarias haviam sido privatizadas em 1999 durante o governo constitucional do conservador Hugo Banzer (1997-2001), operação pela qual a Petrobras pagou 104 milhões de dólares.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo