O Tribunal Superior da Espanha condenou dois caricaturistas a pagar multas equivalentes a R$ 7,8 mil cada um por terem criado uma charge em que o príncipe Felipe aparece tendo relações sexuais com sua mulher, a princesa Letizia.
O desenho foi capa da revista El Jueves em julho e pretendia fazer uma brincadeira com o projeto do governo que oferece dinheiro aos casais que têm filhos.
Na charge, o herdeiro do trono espanhol também aparecia dizendo que, com a nova legislação, esta seria a primeira vez em que ele teria um trabalho na vida.
Leia mais:
Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster
Olimpíadas e chuvas no Sul dominaram as buscas do Google em 2024
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
A revista foi retirada das bancas espanholas por ordem judicial, uma semana depois de publicada, e os caricaturistas Guillermo Torres e Manel Fontdevilla acabaram acusados de difamar a família real.
'Injúria' - No julgamento desta terça-feira (13), o Tribunal Superior decidiu que a charge "é claramente uma injúria". A promotoria pedia o dobro da multa ou prisão domiciliar durante dez meses.
Os chargistas se declararam inocentes perante o juiz. Manel Fontdevilla disse que não deveria estar ali "por essa bobagem" e que o desenho é algo já feito antes e que continuará a ser feito.
Na saída do julgamento, Fontdevilla ainda comentou que a revista vai apelar da decisão judicial, mas até lá vai encarar o veredicto com humor.
"Nós trabalhamos fazendo desenhos e o juiz faz a justiça. Entre todos, levantamos a Espanha", afirmou o caricaturista.
'Cheque-bebê' - No processo, o promotor definiu a ilustração como "claramente denegrinte e objetivamente difamadora" e "um atentado contra a honra do príncipe", "além de uma deliberada e indevida utilização da imagem com evidente e consciente menosprezo à coroa, causando notável dano ao seu prestígio institucional".
A charge foi publicada depois que o governo espanhol anunciou o projeto do "cheque-bebê": uma subvenção equivalente a R$ 6,5 mil para cada criança que nasce no país, como incentivo à natalidade.
O príncipe Felipe e a princesa Letizia têm duas filhas nascidas antes da apresentação do projeto.
Com mais de 30 anos, a El Jueves é uma das revistas mais antigas da Espanha e se caracteriza por fazer charges políticas.