Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Crise no Golfo

Tropas anglo-norte-americanas aceleram avanço a Bagdá

Redação - Folha de Londrina
02 abr 2003 às 20:48

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

As tropas norte-americanas aceleraram seu avanço para Bagdá, nesta quarta-feira, evitando a cidade santa xiita de Karbala (Sudoeste) e no Sudeste atravessando o rio Tigre, perto de Al Kut.

Marines norte-americanos isolaram e destruíram a divisão de elite Bagdá da guarda republicana durante uma grande batalha ao sul da capital iraquiana, informou à AFP um oficial superior no setor.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


''O avanço final para Bagdá está em andamento'', declarou o oficial, que pediu o anonimato, a um repórter da AFP que acompanha as tropas norte-americanas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Canine Collection

Louis Vuitton lança coleção para pets com casinha de cachorro a R$ 340 mil

Imagem de destaque
Direitos LGBTQIA+

Justiça de Hong Kong reconhece direitos de moradia e herança para casais do mesmo sexo

Imagem de destaque
Mais velho do mundo

Homem que nasceu no dia do naufrágio do Titanic morre aos 112 anos

Imagem de destaque
Pena máxima

França pede 20 anos de prisão a marido de Gisèle Pelicot, dopada e estuprada por dezenas de homens


''A divisão Bagdá da Guarda Republicana já não tem importância. A terceira e a quarta divisões do exército iraquiano estão neutralizadas'', acrescentou, referindo-se às unidades iraquianas mobilizadas no setor de Al Kut.

Publicidade


Durante a manhã (horário de Brasília), o coronel Will Grimsley, comandante da 1ª brigada da 3ª divisão de infantaria (3ª DI) norte-americana, informou que seus homens tinham forçado uma passagem de 6 km entre Karbala e o lago Razzazah, um grande lago de águas salgadas que fica mais ao oeste, só encontrando uma resistência ''desorganizada''.


Entretanto, o coronel Grimsley não informou se os homens da guarda republicana estavam envolvidos nos combates.

Publicidade


O presidente Saddam Hussein pediu nesta quarta-feira aos líderes curdos, em mensagem lida por um locutor na televisão oficial, que não se alinhem aos ''invasores'' em sua guerra contra o Iraque e que não lutem contra as tropas iraquianas.


''Aconselho-os a não fazerem nada de que possam vir a se lamentar. Como sabem, o comando e o Estado que enfrentam os invasores permanecem em seu lugar'', afirmou Saddam Hussein. A mensagem foi dirigida a Jalal Talabani, chefe da União Patriótica do Curdistão (UPK).

Mensagem semelhante foi enviada a Massud Barzani, chefe do Partido Democrático do Curdistão (PDK). A UPK e o PDK controlam o Curdistão iraquiano, no norte do país, uma região que escapa totalmente ao controle de Bagdá desde a guerra do Golfo, em 1991.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo