Fuzileiros navais dos Estados Unidos chegaram neste domingo a Tikrit, cidade natal de Saddam Hussein, sinalizando uma iminente queda do último grande reduto de forças leais ao regime, informaram as agências CNN e Associated Press.
Embora Tikrit tivesse sido apontada como possível local de um último confronto com forças leais a Saddam Hussein, as autoridades norte-americanas reduziram, nos últimos dias, a perspectiva de uma batalha expressiva devido a deserções e aos danos causados à defesa inimiga pelos bombardeios aéreos.
O chefe do Comando Central das forças anglo-americanas, general Tommy Franks, disse que praticamente não houve resistência na tomada de Tikrit.
Leia mais:
Em nova acusação contra Diddy, homem diz que foi drogado e estuprado em carro
Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas
La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência
Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster
Antes da chegada dos fuzileiros navais à região, localizada 150 quilômetros ao norte de Bagdá, o correpondente da CNN Brent Sadler informou ter visto uma grande quantidade de tanques iraquianos abandonados em Tkrit, acrescentando que, aparentemente, não havia mais uma defesa militar organizada, mas apenas algus redutos de resistência.