25/10/20
PUBLICIDADE
Confira!

Trump deseja 'o melhor' para Kim Jong-un, mas diz não saber sobre seu estado de saúde

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira (21) desejar o melhor ao ditador norte-coreano Kim Jong-un, enfatizando que os rumores sobre seus possíveis problemas de saúde não foram confirmados.

Divulgação
Divulgação


"Desejo-lhe o melhor", disse Trump à imprensa na Casa Branca, destacando seu "bom relacionamento" com o líder da Coreia do Norte. "Se o seu estado de saúde é como o relatado pela mídia, é muito sério", afirmou.

"Ninguém confirmou isso ... Não sabemos nada", disse Trump. Em seguida, acrescentou que espera ver Kim com boa saúde.

A ausência do líder norte-coreano nas fotos oficiais das comemorações, em 15 de abril, pelo 108º aniversário do nascimento de seu avô Kim Il-sung, fundador do atual regime, alimentou especulações sobre seu estado de saúde.

O Daily NK, um site de notícias dirigido por norte-coreanos dissidentes no exílio, publicou que Kim passou por uma cirurgia neste mês, por problemas cardiovasculares decorrentes de "fumo excessivo, obesidade e sedentarismo" e estava se recuperando.

Citando uma autoridade americana, a CNN informou por sua vez que Washington obteve informações que Kim estaria em estado grave após uma operação cirúrgica.

A mídia estatal da Coreia do Norte não divulgou notícias sobre o paradeiro de Kim até esta quarta (22) pela manhã na hora local (noite de terça no Brasil). Houve apenas um registro de que ele enviou presentes de aniversário a cidadãos renomados.

Especialistas que estudam o país apontam que os relatos sobre a saúde de Kim são difíceis de confirmar, mas que sua inédita ausência nos eventos de aniversário do avô são um sinal de algo de que algo errado aconteceu.

A apuração de notícias na Coreia do Norte é bastante difícil, pois o governo restringe a circulação de informações e a presença de estrangeiros.

Uma importante autoridade sul-coreana citada pela agência de notícias Yonhap disse, sob condição de anonimato, que não era verdade que Kim esteja gravemente doente.

A última aparição pública do ditador, registrada por fotos oficiais, foi no dia 11 de abril, quando ele presidiu uma reunião do gabinete político do partido, durante o qual pediu medidas mais rigorosas para combater o novo coronavírus.
Folhapress
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Em Campo Mourão

Homem é flagrado com esmeraldas sem documentação na BR-369

24 OUT 2020 às 15h25
Operação da PF

Maringá: Suspeito de enviar molho de tomate em vez de mercadorias é detido

24 OUT 2020 às 15h13
Na madrugada

Adolescente de 15 anos é assassinado dentro de casa em Ibiporã

24 OUT 2020 às 11h17
Obituário

Falecimentos dos dias 23 e 24 de outubro de 2020 em Londrina e região

24 OUT 2020 às 10h11
Carteira de identidade

Polícia Civil lança ferramenta para pedido remoto da 2ª via do RG

23 OUT 2020 às 17h40
Eleições 2020

Associação de magistrados reage a críticas de Boca Aberta contra juiz eleitoral

23 OUT 2020 às 17h28
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados