Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Ferimentos leves

Turbulência atinge Airbus australiano e deixa 7 feridos

BBC Brasil
22 jun 2009 às 09:57
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Pelo menos sete pessoas ficaram feridas depois que um Airbus A330-300 da companhia australiana Qantas foi atingido por uma forte turbulência quando voava de Hong Kong para Perth, na Austrália, na noite de domingo (21).

"Muito provavelmente, a aeronave encontrou o que é chamado de turbulência convectiva, o que a levou a ganhar rapidamente cerca de 800 pés (243 m) de altitude, antes de retornar a sua altitude de cruzeiro, a 38 mil pés (11,5 mil metros)", afirmou a Qantas em um comunicado divulgado à imprensa.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O incidente ocorreu quando o avião sobrevoava a ilha de Bornéu, quatro horas após a decolagem. Depois de aconselhamento com médicos a bordo e em solo, o comandante seguiu normalmente até Perth, onde aterrissou às 7h30 desta segunda-feira (hora local, 21h30 do domingo em Brasília).

Leia mais:

Imagem de destaque
Enquanto nadava

Surfista é atacado por tubarão e tem perna levada pela maré, na Austrália

Imagem de destaque
Nos Estados Unidos

Baleia vira embarcação e derruba dois homens no mar

Imagem de destaque
potencial de epidemia

Entenda o que é Nipah vírus, doença que acendeu alerta após morte de adolescente na Índia

Imagem de destaque
Por cinco homens

Denúncia de estupro coletivo de turista atinge Paris-2024


De acordo com David Epstein, diretor de assuntos corporativos da Qantas, não há motivos para relacionar este incidente com os recentes problemas enfrentados por outros Airbus A330, inclusive o que fazia o voo AF447 entre o Rio de Janeiro e Paris e que caiu no Oceano Atlântico na madrugada do último dia 31 de maio.

Publicidade


"Continuamos confiantes nos aviões A330 e vamos trabalhar junto com a Autoridade em Segurança Aérea da Austrália para determinar o que pode ser aprendido após este incidente", disse.


'Voando'

Publicidade


A companhia aérea informou também que os seis passageiros e um tripulante atingidos sofreram "ferimentos leves" e receberam tratamento médico a bordo. Logo após a aterrissagem, eles foram transferidos de ambulância a hospitais de Perth, e foram liberados pouco depois.


Em entrevista ao jornal The West Australian, passageiros disseram ter visto pessoas "voando" dentro da cabine e que algumas bateram a cabeça no teto do avião.

Publicidade


"Agora sei o que os passageiros da Air France sentiram", afirmou o australiano Chris Rose, que estava a bordo.


Segundo a Qantas, o comandante do voo e a tripulação são "experientes" e explicaram aos passageiros que a turbulência convectiva não é normalmente detectada pelo radar meteorológico, já que ele é projetado para perceber umidade mas não cristais de gelo.


A companhia aérea, no entanto, negou informações divulgadas pela imprensa australiana de que o avião tenha entrado em uma área de raios e trovões. "É possível que houvesse tempestades nas proximidades, mas não há provas de que a aeronave estivesse atravessando uma", afirmou o comunicado da Qantas.

O avião também sofreu danos em painéis no teto e em máscaras de oxigênio da cabine.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade