O canal árabe Al-Arabiya difundiu nesta quinta-feira uma gravação de áudio atribuída a Saddam Hussein, na qual o deposto ditador iraquiano acusa o presidente George W. Bush e o primeiro-ministro Tony Blair de mentir para justificar a guerra contra seu país. A gravação foi divulgada pela Al-Arabiya por ocasião do 35º aniversário da tomada de poder no Iraque pelo Partido Baath de Saddam Hussein.
''Que podem dizer os mentirosos Bush e Blair a seus povos depois de ter urdido um plano mentiroso contra o povo do Iraque'', indagou Saddam em sua suposta mensagem. ''Ficou comprovado que eles mentiram'', afirmou, referindo-se às supostas armas de destruição em massa no Iraque.
A polêmica reina nos Estados Unidos e Grã-Bretanha em torno da verossimilhança das informações dos serviços de informação sobre as armas de destruição em massa do Iraque, evocadas por George W. Bush e Tony Blair para justificar a guerra.
Leia mais:
Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster
Olimpíadas e chuvas no Sul dominaram as buscas do Google em 2024
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
Sem mencionar de maneira explícita o Conselho de Governo Transitório recentemente formado no Iraque, a voz atribuída a Saddam Hussein afirma que os dirigentes iraquianos nomeados pelas forças de ocupação não representam o povo iraquiano. ''Estas nomeações revelam os planos das forças de ocupação para dividir o Iraque'', indicou. ''Confiamos que nosso povo vá rejeitar as ordens dos ocupantes'', acrescentou.
A voz ainda saúda os habitantes da província de Al-Anbar, a oeste de Bagdá, onde as forças da coalizão enfrentam ataques diários, especialmente na cidade de Fallujah.
''Oh, iraquianos, vocês são um único povo, sejam sunitas ou xiitas, árabes, curdos ou turcomanos, muçulmanos ou cristãos!'', diz ainda a gravação.