O grupo interministerial responsável por criar as diretrizes para a implantação do Sistema de TV Digital no Brasil também deve definir como o sistema será desenvolvido. O grupo foi criado na terça-feira pelo presidente interino, José Alencar, por entender que a TV Digital não diz respeito a um único ministério e sim à todo o governo.
De acordo com o secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Pedro Jaime Ziller, em 30 dias o grupo deverá entregar ao presidente uma relatório com propostas de de diretrizes para subsidiar a decisão sobre o assunto.
O que o governo já definiu é que o Sistema Brasileiro de TV Digital deve incentivar o desenvolvimento de uma tecnologia nacional.
Leia mais:
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Jornalista paranaense é assassinado a tiros no México, diz imprensa local
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
Atualmente, existem três padrões de TV digital: o americano, o europeu e o japonês. O maior problema do padrão americano é que ele foi planejado para que a transmissão fosse feita por cabos - que cobrem 99% do território americano - o que seria inviável no Brasil. O padrão europeu é bastante semelhante ao americano, mas as transmissõs podem ser feitas com eficiência por antenas. A desvantagem desse padrão é que ele interfere no sistema de celulares de terceira geração. O padrão japonês é o mais avançado, por ser planejado para transmitir todos os tipos de dados, e não só de a TV.