A União Nacional dos Estudantes (UNE) aprova o novo sistema de avaliação das instituições de ensino superior que irá substituir o Exame Nacional de Cursos, o provão.
Para o presidente da UNE, Gustavo Peta, essa avaliação vai, efetivamente, fazer um diagnóstico das universidades brasileiras. "Será uma avaliação mais rígida, e o provão nunca puniu nenhuma instituição de má qualidade", lembrou.
Gustavo disse que o sistema de cotas para negros nas universidades é necessário, mas que a autonomia das instituições e as diferenças regionais precisam ser respeitadas.
Leia mais:
Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster
Olimpíadas e chuvas no Sul dominaram as buscas do Google em 2024
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
"Isso é uma dívida histórica que o país tem, tanto social quanto racial. Ele não resolve o problema, mas é uma medida paleativa", destacou.
O diretório da UNE está reunido neste momento com o presidente Lula, no Palácio do Planalto. Uma das propostas que os estudantes irão defender é a revogação da Medida Provisória que estabelece descontos aos estudantes que apresentarem qualquer tipo de documento que comprove a matrícula em algum curso.
Segundo Peta, essa lei acabou com a meia entrada e muitos estabelecimentos comerciais dão descontos de apenas 10% ou 20%. A UNE reivindica a volta do desconto de 50% para os estudantes.