Os alunos universitários que pretendem se candidatar ao Programa e Financiamento Estudantil (FIES), do ministério da Educação, podem se inscrever de desta segunda-feira até o dia 22 de agosto, segundo informação da Caixa Econômica Federal (CEF).
De acordo com a assessoria de imprensa da Caixa, serão oferecidas 70 mil vagas para alunos de instituições privadas cadastradas no programa. Para fazer a inscrição basta acessar o site do FIES, imprimir o formulário para pedido do benefício e entregá-lo, devidamente preenchido, na secretaria da faculdade em que o aluno está matriculado.
De acordo com a CEF, o percentual de financiamento é escolhido pelo estudante no ato da inscrição e pode cobrir ate 70% do valor da mensalidade. A taxa de juros é de 9% ao ano durante todo o período de vigência do contrato.
Leia mais:
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Jornalista paranaense é assassinado a tiros no México, diz imprensa local
Os critérios de seleção priorizam o perfil sócio-econômico do candidato e sua região de origem, com maior peso para o norte, nordeste e centro-oeste, e o curso também deve ter avaliação positiva do Mec.
Criado em 1999 para substituir o antigo Programa de Crédito Educativo, o Fies destina-se a estudantes sem condições de arcar com os custos de sua graduação, e já contratou financiamentos para 218 mil estudantes até o momento. Com a contratação das novas 70 mil bolsas, a CEF estima aplicação total de recursos da ordem de R$ 1,9 bilhão.