A Vasp está impedida de realizar vôos regulares e só poderá fazer viagens fretadas, mediante autorização do Departamento de Aeronáutica Civi (DAC)l. A decisão foi tomada na quarta-feira (26) pelo Departamento de Aviação Civil, DAC, depois de realizar auditoria interna na companhia, durante a semana.
A Vasp vinha operando com 8 vôos e sua direção resolveu que os aviões só decolariam com um mínimo de 50% de passageiros, em razão da crise financeira que enfrenta.
Um vôo fretado é diferente da concessão regular, pois as passagens podem ser vendidas para vôos que ocorrerão sob a condição de uma determinada ocupação mínima.
Leia mais:
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Os passageiros da Vasp prejudicados com os cancelamentos devem procurar as entidades de defesa do consumidor ou a Justiça. A recomendação é do presidente da Associação Nacional de Assistência ao Consumidor e Trabalhador (Anacont), José Roberto de Oliveira. Ele informa que indenizações inferiores a 40 salários mínimos devem ser requeridas nos juizados especiais cíveis. Acima desse valor, a Justiça comum deve ser acionada. As Vasp também disponibilizou um telefone gratuito para mais informações: 0800-704-7887
Greve
Os pilotos e comissários da Vasp estão em greve por tempo indeterminado desde a 0h de hoje. Eles querem o cumprimento do acordo fechado com a empresa em outubro do ano passado, que garantia estabilidade de emprego e a regularização do pagamento de salários e gratificações.
Fonte: ABr, Folha de Londrina e Folha Online