O filme de fantasia "A Bússola de Ouro", que estréia no Brasil neste dia de Natal recebeu pesadas críticas do diário católico L'Osservatore Romano, jornal oficial da Santa Sé. Segundo a publicação, que estampou um longo editorial a respeito da estréia mundial da produção hollywoodiana, "A Bussola de Ouro" é o filme mais anticristão que já foi realizado, mas que era um consolo que a renda tinha sido de apenas 26 milhões de dólares no fim de semana de estréia nos Estados Unidos.
O ataque do Vaticano à "A Bússola de Ouro" é o primeiro a uma megaprodução mundial desde a polemica em torno de "O Código Da Vinci", ano passado. Desta vez o alvo principal da investida católica é o escritor Phillip Pullman, um reconhecido ateu cujos livros incomodaram também a Liga Católica Norte-Americana, que pediu que seus seguidores boicotassem o filme. Enquanto as críticas de setores ortodoxos da igreja católica se multiplicam, ou talvez mesmo por causa delas, o estúdio New Line confia que poderá recuperar no mercado internacional os 205 milhões de dólares investidos no filme.
A revista especializada Variety reproduziu parte do editorial do diário eclesiástico: "O publico honesto, e que tenha espírito critico se dará conta que o filme carece de qualquer emoção, além de ostentar uma grande frieza". E para desencorajar o publico mais devoto, a artigo desferiu o golpe de misericórdia: "No mundo de Pullman, a esperança não existe porque não há mais salvação além daquela pessoal, aquela capacidade individualista de controlar a situação e dominar os acontecimentos".
Leia mais:
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
"A Bússula de Ouro", com lançamento previsto também para Londrina nesta terça-feira, é baseado na trilogia "Fronteiras do Universo", best seller que Pullman escreveu nos anos 1990. Nicole Kidman e Daniel Craig lideram o elenco.