O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) irá monitorar veículos nas fronteiras brasileiras. Hoje (10), o Ministério das Cidades, o Denatran e a Federação Nacional das Empresas de Seguro Privados e Capitalização (Fenaseg) irão assinar uma convênio que permitirá a identificação automática dos veículos que cruzam as rodovias de fronteiras entre estados e outros países.
O Projeto Fronteiras vai utilizar câmeras de vídeo que irão fornecer informações como, por exemplo, se os veículos são furtados ou se têm multas ou IPVA atrasados. O projeto pretende contribuir na recuperação de veículos roubados, na repressão ao crime organizado e no descumprimento na legislação do Sistema Nacional de Transito (SNT).
Mais de 30% dos carros brasileiros têm seguro, o que representa aproximadamente 10 milhões de veículos. Segundo a Fenaseg, as seguradoras têm um prejuízo anual de R$ 2,7 bilhões para repor os cerca de 120 mil veículos roubados. Até o final de 2005, o governo estima que todas as fronteiras das cidades de médio e grande porte estarão sob fiscalização.
Leia mais:
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Informações da ABr