Os ventos que alimentam as chamas que há quatro dias devastam várias áreas do Estado da Califórnia começaram a perder força nesta quinta-feira (25), facilitando o trabalho dos bombeiros. De acordo com o serviço de metereologia, os ventos Santa Ana, que chegaram a alcançar a força de um furacão, deram uma trégua e permitiram que as brigadas de incêndio pudessem atuar mais próximas às áreas afetadas. Mas apesar da trégua nos ventos, ainda não há previsão de chuvas.
Maurice Luque, porta-voz do Corpo de Bombeiros do condado de San Diego, um dos mais afetados, disse à BBC que a situação está começando a ser controlada nas áreas urbanas de San Diego, mas que o interior ainda continua sendo consumido pelas chamas.
Os incêndios na Califórnia já deslocaram mais de 1 milhão de pessoas e destruíram 1,5 mil casas. As autoridades estimam que as perdas materiais ultrapassem US$ 1 bilhão. Três pessoas já morreram e 38 ficaram feridas. Uma área de mais de 120 mil hectares, maior que a da cidade de Nova York, já foi destruída pelo fogo.
Leia mais:
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Jornalista paranaense é assassinado a tiros no México, diz imprensa local
>> Leia mais na BBC Brasil.