Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Polêmica

Vídeo de tv francesa sobre coronavírus causa revolta na Itália

Ansa Brasil
04 mar 2020 às 10:09
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um vídeo satírico transmitido por um canal de televisão da França sobre o novo coronavírus, onde um chef italiano aparece tossindo a doença em uma pizza, provocou revolta na Itália. O segmento, chamado de "Corona Pizza: a nova pizza italiana que percorrerá o mundo", foi divulgado pelo canal TV+ nesta terça-feira (3). No entanto, após ser alvo de diversas críticas por políticos italianos, o grupo de comunicação retirou a gravação do ar e removeu o vídeo de todas as redes sociais.

A ministra da Agricultura italiana, Teresa Bellanova, considerou a gravação "vergonhosa" e "assustadora", exigindo um pedido de desculpas pela sua exibição. Já a embaixada da França em Roma deixou claro não ter relação com o vídeo, se distanciando "totalmente da sátira que apareceu na transmissão de um canal de televisão privado francês e que não corresponde de maneira alguma ao sentimento das autoridades e pessoas francesas", disseram fontes diplomáticas à ANSA. A piada foi divulgada em um momento em que somente na Itália o número de contágios pelo novo coronavírus ultrapassa 2,5 mil e a quantidade de mortes já chegou a 79. No território francês, por sua vez, a epidemia deixou 4 mortos e 212 pessoas infectadas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"A França expressa sua solidariedade à Itália em decorrência da emergência ligada ao coronavírus", concluíram os diplomatas. Logo após, o ministro das Relações Exteriores da Itália, Luigi Di Maio, também classificou o comercial como "vergonhoso" e disse ter ficado feliz que "o governo francês tenha se distanciado" da divulgação do vídeo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Luto

Estrela do k-pop, Park Bo-ram, é encontrada morta aos 30 anos

Imagem de destaque
Lamentável

J.K. Rowling condena estrelas de 'Harry Potter' por apoiar pessoas trans

Imagem de destaque
Tinha câncer

Morre O.J. Simpson, ex-jogador de futebol americano, aos 76 anos

Imagem de destaque
Em 2025

Cerimônia da próxima edição do Oscar ganha data para acontecer; veja a data


O chanceler italiano, inclusive, afirmou ter convidado "o embaixador francês para comer uma pizza juntos amanhã (4)", ressaltando que a italiana "é a melhor do mundo". "Continuaremos na nossa defesa do 'made in Italy', a nossa terra, o nosso orgulho", acrescentou.

Publicidade


Após a polêmica, o Canal TV+ pediu desculpas "aos amigos italianos pela transmissão de uma curta sequência de mau gosto, especialmente no contexto atual, fazendo uma referência caricatural à Itália em um programa satírico".


Segundo um porta-voz do grupo de televisão francês, o vídeo já foi removido de todas as plataformas e reproduções do canal.

Além disso, "o 'Canal +' enviará uma carta de desculpas ao embaixador italiano em Paris".


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade