25/10/20
Polêmica

Vídeo de tv francesa sobre coronavírus causa revolta na Itália

Um vídeo satírico transmitido por um canal de televisão da França sobre o novo coronavírus, onde um chef italiano aparece tossindo a doença em uma pizza, provocou revolta na Itália. O segmento, chamado de "Corona Pizza: a nova pizza italiana que percorrerá o mundo", foi divulgado pelo canal TV+ nesta terça-feira (3). No entanto, após ser alvo de diversas críticas por políticos italianos, o grupo de comunicação retirou a gravação do ar e removeu o vídeo de todas as redes sociais.

Reprodução
Reprodução


A ministra da Agricultura italiana, Teresa Bellanova, considerou a gravação "vergonhosa" e "assustadora", exigindo um pedido de desculpas pela sua exibição. Já a embaixada da França em Roma deixou claro não ter relação com o vídeo, se distanciando "totalmente da sátira que apareceu na transmissão de um canal de televisão privado francês e que não corresponde de maneira alguma ao sentimento das autoridades e pessoas francesas", disseram fontes diplomáticas à ANSA. A piada foi divulgada em um momento em que somente na Itália o número de contágios pelo novo coronavírus ultrapassa 2,5 mil e a quantidade de mortes já chegou a 79. No território francês, por sua vez, a epidemia deixou 4 mortos e 212 pessoas infectadas.

"A França expressa sua solidariedade à Itália em decorrência da emergência ligada ao coronavírus", concluíram os diplomatas. Logo após, o ministro das Relações Exteriores da Itália, Luigi Di Maio, também classificou o comercial como "vergonhoso" e disse ter ficado feliz que "o governo francês tenha se distanciado" da divulgação do vídeo.

O chanceler italiano, inclusive, afirmou ter convidado "o embaixador francês para comer uma pizza juntos amanhã (4)", ressaltando que a italiana "é a melhor do mundo". "Continuaremos na nossa defesa do 'made in Italy', a nossa terra, o nosso orgulho", acrescentou.

Após a polêmica, o Canal TV+ pediu desculpas "aos amigos italianos pela transmissão de uma curta sequência de mau gosto, especialmente no contexto atual, fazendo uma referência caricatural à Itália em um programa satírico".

Segundo um porta-voz do grupo de televisão francês, o vídeo já foi removido de todas as plataformas e reproduções do canal.

Além disso, "o 'Canal +' enviará uma carta de desculpas ao embaixador italiano em Paris".
Ansa Brasil
Continue lendo
Em Campo Mourão

Homem é flagrado com esmeraldas sem documentação na BR-369

24 OUT 2020 às 15h25
Operação da PF

Maringá: Suspeito de enviar molho de tomate em vez de mercadorias é detido

24 OUT 2020 às 15h13
Na madrugada

Adolescente de 15 anos é assassinado dentro de casa em Ibiporã

24 OUT 2020 às 11h17
Obituário

Falecimentos dos dias 23 e 24 de outubro de 2020 em Londrina e região

24 OUT 2020 às 10h11
Carteira de identidade

Polícia Civil lança ferramenta para pedido remoto da 2ª via do RG

23 OUT 2020 às 17h40
Eleições 2020

Associação de magistrados reage a críticas de Boca Aberta contra juiz eleitoral

23 OUT 2020 às 17h28
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados