Uma câmera de vigilância em um supermercado do Arizona registrou em vídeo os momentos de caos e heroísmo, quando um homem armado disparou no rosto da deputada Gabrielle Giffords, voltando em seguida a arma contra a multidão, disse hoje um chefe do escritório do xerife no condado de Pima, Rick Kastigar.
Kastigar disse ter visto a primeira parte do vídeo de vigilância, que mostra os disparos. Segundo ele, o suspeito Jared Loughner, de 22 anos, anda no entorno de uma mesa ao redor de Giffords, vai até ela e dispara em sua face. Kastigar estimou que o atirador estava a menos de um metro da deputada quando atirou.
A autoridade disse que o juiz John Roll ajudou a proteger o assessor da deputada Ron Barber quando começaram os disparos. "Eu acredito que o juiz seja um herói", afirmou Kastigar. Roll acabou morrendo em consequência dos disparos. "Eu acho que o juiz Roll é responsável por tirar o sr. Barber da linha de fogo e ajudou a salvar a vida dele".
Leia mais:
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Barber recebeu tiros na perna, na face e na região do pescoço, mas sobreviveu. Giffords foi gravemente ferida e está hospitalizada, e os médicos dizem que seu estado melhora a cada dia. O escritório do xerife entregou o vídeo ao FBI (polícia federal norte-americana), que se negou a liberá-lo para o público.