O governo do Chile ordenou a retirada de 97 moradores que vivem em um perímetro de 40 quilômetros ao redor do vulcão Hudson, no sul, ante indícios de que uma erupção pode estar a caminho. O ministro do Interior, Rodrigo Hinzpeter, disse que as 97 pessoas serão retiradas de três pequenos municípios porque "não podemos descartar uma erupção do Hudson".
A última erupção do Hudson aconteceu em agosto de 1991. A montanha tem 1.905 metros. A erupção de 1991, que também afetou cidades na Argentina, provocou perdas milionárias à agricultura e pecuária do Chile. As cinzas do vulcão cobriram pastagens e cursos d''água, provocando a morte de 1,5 milhão de ovelhas, segundo informações do governo.
O Chile já enfrenta no momento a erupção do vulcão Cordón Caulle, 1.800 quilômetros ao sul, cujas cinzas afetaram principalmente a Argentina, provocando enormes transtornos à aviação comercial. No Chile existem 3 mil vulcões, dos quais 500 são considerados geologicamente ativos. Cerca de 60 registraram erupções no últimos 450 anos.
Leia mais:
Em nova acusação contra Diddy, homem diz que foi drogado e estuprado em carro
Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas
La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência
Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster
As informações são da Associated Press.