Em 25 estados brasileiros as escolas da rede pública têm no jogo de xadrez importante aliado para o processo de educação. São cerca de 500 mil estudantes aprendendo matemática e raciocínio lógico com a ajuda do jogo milenar.
Uma parceria firmada entre os Ministérios do Esporte, da Educação e as secretarias regionais garante a continuidade do projeto Xadrez nas Escolas, que teve início em 2004 e deve alcançar 1 milhão de estudantes ainda este ano.
Ensinar jovens e crianças a jogar xadrez têm se mostrado um importante complemento na formação dos alunos. Um estudo feito pelo Ministério da Educação (MEC) mostrou que a prática do xadrez ajuda no desenvolvimento de habilidades cognitivas, como a memória, o raciocínio lógico e a imaginação.
Leia mais:
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Jornalista paranaense é assassinado a tiros no México, diz imprensa local
Para motivar os estudantes o Ministério da Educação também promove campeonatos nas escolas. São 25 campeonatos anuais e um torneio entre escolas do Mercosul. As escolas que se interessarem pelo projeto devem entrar em contato com o MEC ou com o Ministério dos Esportes.
Agência Brasil