A exposição itinerante “Arte Japonesa na Coleção do MON”, promovida pelo Museu Oscar Niemeyer, será inaugurada na próxima quinta-feira (16), no Memorial da Imigração Japonesa de Assaí. A cidade conta com uma grande comunidade japonesa, diretamente ligada à colonização e à história do município.
A mostra apresenta ao público uma parte da coleção dos tradicionais bonecos japoneses Ningyos, além de máscaras, xilogravuras e utensílios, como bandejas e recipientes.
Receba nossas notícias NO CELULAR
WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.
No total, são 63 obras de arte, um recorte do acervo de arte asiática formado por mais de 3 mil peças, doado ao MON em 2018 pelo embaixador Fausto Godoy.
“É uma grande alegria ver o projeto de itinerância da belíssima coleção asiática do MON chegar a Assaí, município que tem massiva presença de descendentes de japoneses, conectando arte, história e identidade cultural”, diz Luciana Casagrande Pereira, secretária de Estado da Cultura.
A diretora-presidente do Museu, Juliana Vosnika, comenta que com "essa exposição, o Museu Oscar Niemeyer extrapola os limites de suas paredes, democratizando o acesso a seu acervo e alcançando públicos ainda maiores”.
E acrescenta que a principal proposta do MON com a itinerância é facilitar os diálogos entre culturas e territórios por meio da arte.
Tradicionalmente, os Ningyos são presentes auspiciosos para desejar longevidade, saúde e fertilidade aos recém-nascidos. Também são exibidos pelas famílias em datas especiais, e a eles se atribui a missão de proteger e purificar as casas que os recebem.
Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA: