Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Indignação nas redes sociais

Policial é flagrado borrifando spray de pimenta em cão

Maigue Gueths - Redação Bonde com ANDA
07 mai 2012 às 12:42
- Domingos Peixoto/O Globo
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Uma foto na rede social Facebook tem indignado os internautas. O flagrante feito pelo fotógrafo Domingos Peixoto, do jornal O Globo, mostra um policial da PM carioca lançando spray de pimenta em direção aos olhos de um cão, que latia para uma fila de guardas que passava à frente dele, causando sofrimento no animal.

Os guardas faziam parte de um reforço polcial implantado na Rocinha, no Rio de Janeiro, após um tiroteio entre policiais militares e traficantes de droga.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Imediatamente os defensores de animais começaram a se mobilizar para punir o responsável. "Esse episódio de crueldade desnecessária contra um animal não pode ser deixado para lá. Da polícia se espera originalmente a manutenção da paz e da segurança, e não a provocação gratuita de violência, seja contra pessoas, seja contra animais não humanos", diz a matéria da Agência de Notícias de Direitos Animais (Anda), que está conclamando a população a denunciar o policial à Corregedoria da PM do Rio de Janeiro.

Leia mais:

Imagem de destaque
Abelhas sem ferrão

Estudo no Refúgio Biológico de Itaipu identifica abelha inédita no Brasil; conheça

Imagem de destaque
Preocupante

Com tempero pronto e mortadela na lista, veja alimentos com alto teor de sal segundo a Anvisa

Imagem de destaque
Mãe da jovem denunciou

STJ não vê estupro em caso de menina de 12 anos que engravidou de homem de 20

Imagem de destaque
Entenda

Chegada de carro voador no Brasil esbarra em falta de lugar para pousar e decolar


Segundo O Globo noticiou algumas horas depois da publicação da foto, o major Edson Santos, comandante do patrulhamento da Rocinha, anunciou que vai ouvir o PM que borrifou o spray de pimenta no cachorro. Ele pretende lhe perguntar se o animal realmente estava ameaçando mordê-lo ou aos outros guardas que estavam perto dele. O major acredita que o uso do spray, sendo uma arma "não letal", pode ter tido o intento de "evitar machucar" o cão.

Publicidade


Para a Anda, essa justificativa não condiz com a realidade, uma vez que a imagem mostra o spray direcionado para os olhos do cão, com objetivo de ferir os olhos da vítima. "Se o cachorro estava mesmo atacando o policial, porque os outros policiais aparecem tão tranquilos na foto? Claro que foi um ato de crueldade sem motivo algum !!!!", reage a leitora Tatiana Machado. A ANDA exige que a apuração desse caso não fique apenas nessa audiência, mas sim resulte em punição exemplar ao policial que o agrediu.


Apuração

Publicidade


Segundo o site G1 noticiou na manhã desta segunda-feira (7), o major Edson Santos finalizou um relatório sobre o caso e irá encaminhá-lo à Corregedoria da PM do Rio para que seja decidido se o policial será ou não punido.


O soldado agressor, cujo nome não vem sendo revelado pela mídia, por sua vez, afirmou que a cadela teria avançado em cima da equipe de policiais em que ele estava e o uso do spray seria para afastá-la. Afirmou-se que a cadela estava estressada desde que perdeu uma ninhada inteira de filhotes dois meses antes.

O major Edson disse também que a cadela está bem e que o spray "não causa maiores incômodos se aplicado como foi, em pequena quantidade e em local aberto". Disse que o spray usado é em forma de espuma, que não se espalha no ambiente e fere "apenas" a pessoa ou animal situado no alvo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade