Nascido em Jacarezinho, no Norte Pioneiro, no dia 14 de março de 1924, Raul Infante Lessa – filho de Gustavo de Souza Lessa (médico e deputado estadual) e Maria Antonieta Lessa – se formou em medicina na Federal do Rio de Janeiro em 1951 e fez especialização nos Estados Unidos na área de otorrinolaringologia. Foi um dos responsáveis pela fundação da Faculdade de Medicina do Norte Paraná que, anos depois, se tornou a UEL (Universidade Estadual de Londrina).
Apesar de ser um cirurgião respeitado na sua especialidade, Lessa decidiu atuar como empreendedor no ramo imobiliário na cidade e, por ser apaixonado pelos Estados Unidos da América e pelo Canadá, batizou alguns loteamentos como Jardim Canadá – onde criou e edificou o Canadá Country Club –, Jardim Quebec, Parque Alvorada, Jardim San Fernando, Jardim San Isidro, Jardim San Patrício e o Colina Verde. Além disso, em visita a uma cidade americana com características semelhantes a Londrina, conheceu um shopping center prático e daí surgiu o Com-Tour Shopping Center, o segundo empreendimento do tipo no Brasil e o primeiro no interior. Lessa também participou da construção dos edifícios: Tuparandi, Alaska e Ribeiro Pena.
Experiente e inquieto, Raul Infante Lessa formou-se na UEL em Direito, em 1982. Na sequência, foi aprovado no exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e atuou na área por muitos anos. Porém, aos 78 anos, o apaixonado médico voltou a exercer a profissão e atuou nas prefeituras das cidades de Mirasselva, Ibaiti, Curiúva, Palmeira e Curitiba.
Leia mais:
Falecimentos dos dias 11 e 12 de dezembro de 2024 em Londrina e região
Falecimentos dos dias 10 e 11 de dezembro de 2024 em Londrina e região
Falecimentos dos dias 9 e 10 de dezembro em Londrina e região
Morre o escritor Dalton Trevisan, o lendário vampiro de Curitiba, aos 99 anos
"Os momentos que passei ao lado dele são como uma boa série de televisão que já terminou: não haverá novos capítulos, nós já conhecemos o fim. Mas, revendo os episódios já vividos sempre surgirá um sorriso, uma boa lembrança", afirmou o filho Gustavo Lessa Netto. "Na fase madura continuava a ler diariamente, aprendeu a manipular o computador, nunca deixou de ser curioso e manteve até o último minuto a galhardia, a elegância, a serena vaidade, a educação, o respeito", encerrou.
Raul Infante Lessa faleceu no dia 8 de março aos 93 por causas naturais. Deixou a esposa Gladys Lessa e, além de Gustavo, foi pai de Marcelo da Silva Lessa e avô de Isabela Lessa e teve o bisneto Lucas Lessa.
O Portal Bonde publica obituários todas as quintas-feiras. O leitor que quiser homenagear alguém nesta seção, pode entrar em contato pelo telefone (43) 3374-2151, de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h. O obituário é gratuito.