Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Obituário

David Schnaid, advogado e professor admirado pela erudição e gentileza

Luís Fernando Wiltemburg - Redação Bonde
15 nov 2017 às 22:06
- Betina Schnaid/Arquivo Pessoal
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Fundador da Faculdade de Direito da Universidade Estadual de Londrina (UEL), David Schnaid veio para o Paraná construir do zero uma vida cheia de realizações. O advogado e professor era conhecido por dois traços marcantes: a erudição e a gentileza para com todos.

Nasceu em Pelotas (RS), em uma família de quatro irmãos. Estudou Direito em Porto Alegre (RS) e, formado, casou-se com Marta Boritman de Schnaid em Buenos Aires, capital argentina, antes de vir para Rolândia, em 1951. "Ficou na casa da tia Sara, que acolheu ele e mamãe quando não tinham nada. Até as alianças de casamento as tias se juntaram para comprar", conta a filha Betina Schnaid.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

Betina Schnaid/Arquivo Pessoal
Betina Schnaid/Arquivo Pessoal


Betina Schnaid/Arquivo Pessoal
Betina Schnaid/Arquivo Pessoal - David e Marta Schnaid
David e Marta Schnaid


Foi pioneiro no ramo de advocacia em Rolândia. Mudou-se com a família para Londrina em meados da década seguinte, mas manteve o escritório na cidade vizinha e viajava todos os dias para trabalhar. "Rolândia é nossa segunda casa", diz Betina.

Leia mais:

Imagem de destaque
Obituário

Falecimentos dos dias 27 e 28 de março de 2024 em Londrina e região

Imagem de destaque
Vítima de câncer

Morre João Vicenti, gaiteiro e tecladista da banda gaúcha Nenhum de Nós

Imagem de destaque
Obituário

Falecimentos dos dias 26 e 27 de março de 2024 em Londrina e região

Imagem de destaque
Obituário

Falecimentos dos dias 25 e 26 de março de 2024 em Londrina e região


Advogado das antigas, seu registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) tem apenas três números, conforme sua carteira funcional. Em Londrina, manteve um escritório no Calçadão, onde passava todos os dias para trabalhar chamando os engraxates pelo nome e convidando-os para tomar café na padaria. "Para ele, não havia diferença se a pessoa era prefeito, juiz ou engraxate", diz a filha.

Publicidade


Betina Schnaid/Arquivo Pessoal
Betina Schnaid/Arquivo Pessoal


Professor universitário da faculdade que ajudou a fundar, David era titular das cadeiras de Direito Constitucional e Filosofia do Direito da UEL, onde lecionou até 1994. Como amante das artes, gostava de pintar e ler e amava o Cine Teatro Ouro Verde e a Orquestra Sinfônica da UEL (Osuel).


Mas a grande paixão, conta Betina, era a própria vida. "Ele amava os vizinhos, os alunos, as pessoas. Achava beleza em tudo. Não precisava ir à Colômbia ou à China para achar a vida bela. Admirava até as flores dos jardins do prédio. Era uma pessoa de bem", diz a filha.

Publicidade


Betina Schnaid/Arquivo Pessoal
Betina Schnaid/Arquivo Pessoal - Betina e David Schnaid
Betina e David Schnaid


Aos 96 anos, David viajou com a filha em setembro, para celebrar o Ano Novo Judaico – retornaram da Colômbia em 5 de outubro. O caçula da família gaúcha era o último dos quatro irmãos ainda vivo e foi o patriarca da família por 14 anos.


Betina Schnaid/Arquivo Pessoal
Betina Schnaid/Arquivo Pessoal - Fabiane e David Schnaid em Foz do Iguaçu
Fabiane e David Schnaid em Foz do Iguaçu


David Schnaid morreu na terça-feira (14), em Londrina, de causas naturais. Deixa as filhas Betina e Fabiane Schnaid e uma legião de admiradores.

O Portal Bonde publica obituários todas as quintas-feiras. O leitor que quiser homenagear alguém nesta seção, pode entrar em contato pelo telefone (43) 3374-2151, de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h. O obituário é gratuito.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade