Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Obituário

'Garrincha' era visionário e bom de conversa

Gabrielle Vieira/Redação Bonde
18 dez 2017 às 15:46
- Arquivo familiar
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Em 10 de dezembro, depois de uma grande luta contra o câncer de pulmão, José Luiz do Amaral morreu aos 82 anos.

José Luiz nasceu e viveu sua infância em Camboriú (SC). Aos 14 anos, esse rapaz corajoso se mudou para Rolândia, onde conseguiu o primeiro emprego em uma máquina de beneficiamento de café. Lá, ficou hospedado em uma pensão de família.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Voltando para a cidade natal, conheceu e casou-se aos 23 anos, em 21 de abril de 1960, com Maria Norma, sua grande paixão. Foi nessa época de recém-casado que recebeu o apelido de Garrincha, graças às pernas bem parecidas com as do jogador famoso.

Leia mais:

Imagem de destaque
Obituário

Falecimentos dos dias 16 e 17 de abril de 2024 em Londrina e região

Imagem de destaque
Luto

Reita, baixista da banda japonesa the GazettE, morre aos 42 anos

Imagem de destaque
Obituário

Falecimentos dos dias 15 e 16 de abril de 2024 em Londrina e região

Imagem de destaque
Obituário

Falecimentos dos dias 14 e 15 de abril de 2024 em Londrina e região


Retornou a Rolândia em 1961, trabalhou como marceneiro por 30 anos na loja Móveis Suto. Foram muitos trabalhos feitos com capricho, que estão por casas de famílias tradicionais, colégios e até na prefeitura.

Publicidade


Depois, durante 35 anos, foi comerciante ativo no seu bar Café Vera Cruz. O estabelecimento começou de forma humilde e se transformou em referência na cidade. Quando ninguém trabalhava no período noturno, lá estava ele, visionário, empreendendo e fazendo a diferença.


Arquivo familiar
Arquivo familiar


Na hora da emergência se encontrava de tudo no bar, desde cigarros, leite, pão e até remédios. Nos anos 1980, ele teve um táxi agregado ao bar, o que trouxe mais notoriedade ao espaço.

Publicidade


Arquivo familiar
Arquivo familiar


O "Bar do Garrincha" ficou tão conhecido na região que virou ponto de parada para excursões. Viajantes e alguns artistas famosos passaram por lá, como Sula Miranda, Rick e Renner, segundo Jonas, um dos filhos.


Os filhos têm ainda hoje guardada a caixa registradora, com seu recibo, que faz parte do acervo dos 35 anos do bar.



Arquivo familiar
Arquivo familiar


São lembranças fortes de clientes, amigos e família de um lugar tão acolhedor e animado, assim como era o dono. Contador de muitas histórias, de riso fácil e carisma único, José Luiz foi adorado por todos. Ele deixou viúva, com quem foi casado por 57 anos, cinco filhos, seis netos e um bisneto.


O Portal Bonde publica obituários todas as quintas-feiras. O leitor que quiser homenagear alguém nesta seção, pode entrar em contato pelo telefone (43) 3374-2151, de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h. O obituário é gratuito.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade