Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Obituário

João Henrique Steffen Junior fez mais de 6 mil partos em Londrina

Fernanda Circhia - Redação Bonde
14 fev 2018 às 17:09
- Arquivo pessoal
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

João Henrique Steffen Júnior, especialista em ginecologia e obstetrícia, trabalhou até os 89 anos e foi responsável pelo nascimento de mais de 6 mil vidas. Além disso, foi um dos fundadores do Hospital Evangélico de Londrina, do curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e do Rotary Club Londrina.

"Meu pai disse que dedicaria, pelo menos, dois anos da vida dele ao início e à construção do Hospital Evangélico. E este grande projeto acabou sendo o seu projeto de vida", conta Luiz Carlos Alves Steffen, um dos quatro filhos do Dr. Steffen, como era conhecido. Luiz Carlos também é médico, assim como o neto Ricardo Ewbank Steffen.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


João Henrique nasceu em Indaiatuba, interior de São Paulo, e se mudou para São Paulo para cursar Medicina na Universidade de São Paulo (USP), onde se formou em 1949. "Um tio meu era pastor da Igreja Presbiteriana em Londrina e estava iniciando um embrião do Hospital Evangélico. Era uma casinha de madeira ligada a uma iniciativa das igrejas evangélicas de Londrina e região. Meu pai veio a Londrina para se dedicar ao início e à construção do hospital e nunca mais voltou para São Paulo", diz Luiz Carlos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Obituário

Falecimentos dos dias 13 e 14 de abril de 2024 em Londrina e região

Imagem de destaque
Obituário

Falecimentos dos dias 12 e 13 de abril de 2024 em Londrina e região

Imagem de destaque
Obituário

Falecimentos dos dias 11 e 12 de abril de 2024 em Londrina e região

Imagem de destaque
Tinha câncer

Morre O.J. Simpson, ex-jogador de futebol americano, aos 76 anos


"O grande objetivo dele foi construir o hospital. Eles tiveram trabalho para vender cotas para construção. Muitos envolvidos viajavam pela região pedindo doações. E esse grande projeto acabou se tornando o projeto da vida dele." João Henrique dirigiu o hospital por mais de 30 anos contínuos.

Publicidade


Arquivo pessoal
Arquivo pessoal - Pioneiros do Hospital Evangélico de Londrina
Pioneiros do Hospital Evangélico de Londrina


"Meu pai foi homenageado quando completou 50 e 60 anos de profissão. E em outubro de 2017, em comemoração ao Dia do Médico, recebeu a Medalha de Lucas, a mesma recebida pela Dra. Zilda Arns Neumann, da Pastoral da Criança. Ele estava prestes a completar 94 anos." A Medalha de Lucas é uma honraria que instituída em 1996. Até outubro de 2017, apenas 12 profissionais da medicina paranaense a receberam.


Além da Medalha de Lucas, Dr. Steffen recebeu outras duas condecorações do Conselho Regional de Medicina do Estado do Paraná (CRM-PR): o Diploma de Mérito Ético-Profissional, na passagem dos 50 anos de profissão, e o Diploma de Honra ao Mérito, quando completou 60 anos de profissão. O médico presidiu a Associação Médica de Londrina em 1970 e sempre participou efetivamente dela. Conforme o CRM, João Henrique também ajudou a criar o Rotary Club Londrina Norte, onde esteve presente em muitas causas solidárias. E em 2016, foi vice-diretor da Delegacia Regional de Medicina de Londrina.

Publicidade


CRM-PR
CRM-PR - Medalha de Lucas
Medalha de Lucas


"Meu pai era uma pessoa que dedicava muito tempo à igreja. E ele também gostava muito de escrever. Recentemente, encontramos no computador dele um texto que escreveu quando passou por uma internação complicada e dramática. Além disso, gostava sempre de ter a família em volta dele, cultivou sempre isso", valoriza Luiz Carlos.


"Ele sempre se dedicou ao próximo. Podemos considerar que foi um bom cristão nesse sentido, pois, quando falamos que devemos amar a Deus e na verdade maltratamos o próximo, estamos sendo mentirosos. Por isso, a vida dele sempre foi verdadeira neste sentido. Ele nunca fez nada em benefício próprio, sempre foi pensando no próximo. Ele fundou um hospital não para ele, mas para a comunidade. Esse é um grande ensinamento dele."


Arquivo pessoal
Arquivo pessoal - Dr. Ricardo Marinho, presidente da AEBL, Newton Fahl e Dr. Steffen
Dr. Ricardo Marinho, presidente da AEBL, Newton Fahl e Dr. Steffen


Deixa esposa, quatro filhos, oito netos e quatro bisnetos. Dia 4 de fevereiro de 2018, aos 94 anos, de câncer.

O Portal Bonde publica obituários todas as quintas-feiras. O leitor que quiser homenagear alguém nesta seção, pode entrar em contato pelo telefone (43) 3374-2151, de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h. O obituário é gratuito.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade