Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Obituário

Jonas Rosa da Conceição, o "Roseiro" do Jardim Marieta

Danilo Brandão - Redação Bonde
22 nov 2017 às 14:52
- Arquivo Pessoal
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Pilar de uma família. Jonas Rosa da Conceição. Ou melhor, "Roseiro". Deixou marcas por onde passou.

Mineiro de Caiana. Pequeno município localizado no sudeste do Estado. Cedo, a vida lhe ensinou a construir com as próprias mãos. Aos 9 anos, perdeu o pai. Em seguida, a mãe. Com Daniel, seu irmão mais novo, a tiracolo, botou na mala tudo o que seus pais haviam lhe ensinado e foi para o Rio de Janeiro. "Tentar a vida."

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Foi "pingando". Carona em dezenas de caminhões. Seu primeiro contato com a estrada. Na cidade maravilhosa, viveu de sobras. Frutas, legumes e verduras. Tudo colhido das feiras. Qualquer coisa servia para alimentar a ele e a seu irmão. A vida que passa. Depressa.

Leia mais:

Imagem de destaque
Obituário

Falecimentos dos dias 27 e 28 de março de 2024 em Londrina e região

Imagem de destaque
Vítima de câncer

Morre João Vicenti, gaiteiro e tecladista da banda gaúcha Nenhum de Nós

Imagem de destaque
Obituário

Falecimentos dos dias 26 e 27 de março de 2024 em Londrina e região

Imagem de destaque
Obituário

Falecimentos dos dias 25 e 26 de março de 2024 em Londrina e região


Aos 18, veio para o Paraná. Estabeleceu-se em Guaíra. Começou a trabalhar nas fazendas. Fazia de tudo. Em uma delas, encontrou Iraci. Seu amor. Iraci Guerra Rosa. Uma moça que partilhava de seu ofício nas casas de família da região. Apaixonou-se. A vida lhe sorriu pela primeira vez.

Publicidade


Logo em seguida, conheceu sua segunda paixão: Viola. Encantou-se com as modas caipiras. Era menino, seu irmão mais ainda, quando formaram uma dupla musical. Sineta e Sininho. Era como que para selar uma parceria que vinha desde a infância. A dupla cantou pelas rádios do interior por um ano.


Porém, vieram os filhos. Era a vida que lhe chamava de novo. Conseguiu um caminhão e começou a trabalhar. Tornou-se homem da estrada. Carregava torras de madeira pelo Brasil adentro. A vida seguiu assim, sobre as rodas.

Publicidade


Sete filhos, todos saudáveis. "A gente era pequeno, escutava o barulho do caminhão, ele chegava, era uma festa, colocava o prato de comida na mesa, e todos os filhos ficavam ao redor. Ele tinha o hábito de colocar um pouco na boca de cada um. Essa é uma lembrança que eu nunca vou esquecer dele. Foi um pai exemplar", relembra Solange Rosa da Conceição, uma das filhas.


Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal


Há exatos 40 anos, em 1977, estabeleceu-se com a família em Londrina. A esposa precisava de tratamentos médicos. Veio para a cidade, com a mesma coragem do menino de Caiana. Aqui, trabalhou como motorista de ônibus e prosperou. Iraci resistiu. Vieram os netos, os bisnetos. É a vida que corre, depressa. Conservava carinho especial pelos netos.

Publicidade


"Ele era muito carinhoso. Gostava de cantar pra gente, nos colocando no colo e batendo em nossas costas. Cada neto tinha um apelido diferente. Lembro que todos os domingos ele me levava na feira pra comer pastel. Depois ficávamos respondendo os bem-te-vis gritando 'eu também te vi'", conta Sidnei Barbosa, seu neto.


Apaixonado por futebol, jamais perdia uma partida de seu time do coração: Palmeiras. "Ele adorava o Palmeiras, assistia a todos os jogos. Ficava o dia todo acompanhando", diz Solange. Homem de hábitos.

Publicidade


O Jardim Marieta, na zona norte de Londrina, não verá mais Roseiro e Iraci fazendo caminhadas pelas manhãs. Viajante exímio, Jonas descansou. Não antes, porém, de deixar sua marca. Foi a base de uma família, que nunca o esquecerá.


Deixa mulher, seis filhos, 13 netos e 12 bisnetos. Dia 18 de novembro, aos 86 anos.


Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal

O Portal Bonde publica obituários todas as quintas-feiras. O leitor que quiser homenagear alguém nesta seção, pode entrar em contato pelo telefone (43) 3374-2151, de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h. O obituário é gratuito.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade