Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Obituário

Raul Lessa, um homem que não teve medo de desbravar

André Bueno/Grupo Folha
15 mar 2018 às 06:53
- Arquivo/Família
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Nascido em Jacarezinho, no Norte Pioneiro, no dia 14 de março de 1924, Raul Infante Lessa – filho de Gustavo de Souza Lessa (médico e deputado estadual) e Maria Antonieta Lessa – se formou em medicina na Federal do Rio de Janeiro em 1951 e fez especialização nos Estados Unidos na área de otorrinolaringologia. Foi um dos responsáveis pela fundação da Faculdade de Medicina do Norte Paraná que, anos depois, se tornou a UEL (Universidade Estadual de Londrina).

Apesar de ser um cirurgião respeitado na sua especialidade, Lessa decidiu atuar como empreendedor no ramo imobiliário na cidade e, por ser apaixonado pelos Estados Unidos da América e pelo Canadá, batizou alguns loteamentos como Jardim Canadá – onde criou e edificou o Canadá Country Club –, Jardim Quebec, Parque Alvorada, Jardim San Fernando, Jardim San Isidro, Jardim San Patrício e o Colina Verde. Além disso, em visita a uma cidade americana com características semelhantes a Londrina, conheceu um shopping center prático e daí surgiu o Com-Tour Shopping Center, o segundo empreendimento do tipo no Brasil e o primeiro no interior. Lessa também participou da construção dos edifícios: Tuparandi, Alaska e Ribeiro Pena.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Experiente e inquieto, Raul Infante Lessa formou-se na UEL em Direito, em 1982. Na sequência, foi aprovado no exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e atuou na área por muitos anos. Porém, aos 78 anos, o apaixonado médico voltou a exercer a profissão e atuou nas prefeituras das cidades de Mirasselva, Ibaiti, Curiúva, Palmeira e Curitiba.

Leia mais:

Imagem de destaque
Obituário

Falecimentos dos dias 21 e 22 de abril de 2024 em Londrina e região

Imagem de destaque
Obituário

Falecimentos dos dias 20 e 21 de abril de 2024 em Londrina e região

Imagem de destaque
Obituário

Falecimentos dos dias 18 e 19 de abril de 2024 em Londrina e região

Imagem de destaque
Obituário

Falecimentos dos dias 17 e 18 de abril de 2024 em Londrina e região


Arquivo/Família
Arquivo/Família


"Os momentos que passei ao lado dele são como uma boa série de televisão que já terminou: não haverá novos capítulos, nós já conhecemos o fim. Mas, revendo os episódios já vividos sempre surgirá um sorriso, uma boa lembrança", afirmou o filho Gustavo Lessa Netto. "Na fase madura continuava a ler diariamente, aprendeu a manipular o computador, nunca deixou de ser curioso e manteve até o último minuto a galhardia, a elegância, a serena vaidade, a educação, o respeito", encerrou.


Raul Infante Lessa faleceu no dia 8 de março aos 93 por causas naturais. Deixou a esposa Gladys Lessa e, além de Gustavo, foi pai de Marcelo da Silva Lessa e avô de Isabela Lessa e teve o bisneto Lucas Lessa.

O Portal Bonde publica obituários todas as quintas-feiras. O leitor que quiser homenagear alguém nesta seção, pode entrar em contato pelo telefone (43) 3374-2151, de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h. O obituário é gratuito.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade