Dos 13.230 candidatos inscritos para o vestibular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), 1.110 desistiram do concurso no primeiro dia de provas realizado nesta quarta-feira. Os vestibulandos tiveram que responder nesta quarta-feira 35 questões de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Língua Estrangeira, além da Redação.
Pelo menos 24 candidatos passaram mal durante as provas desta quarta-feira e tiveram que receber atendimento médico. Nenhum caso grave foi registrado, apenas distúrbios gastrintestinais e crises de ansiedade, provocados pelo nervosismo. Outros 18 candidatos, portadores de deficiência visual, auditiva e física, ou que estão amamentando ou doentes fizeram as provas em bancas especiais.
Nesta quinta-feira o dia promete ser um pouco mais puxado para os candidatos que disputam uma das 6.060 vagas ofertadas pela PUCPR nos campi Curitiba, São José dos Pinhais (região metropolitana), Londrina, Maringá e Toledo. Serão 45 questões de História, Matemática e Biologia. Amanhã, último dia do vestibular, será a vez das provas de Geografia, Física e Química.
O total de vagas ofertadas para 2003 em 46 cursos é 22% menor em relação a este ano (7.440). As vagas para o curso de Medicina, no entanto, cresceram de 120 para 180, sendo 120 no primeiro semestre e 60 no segundo semestre. O resultado do vestibular será divulgado na manhã do dia 6 de janeiro.