Cerca de dois terços dos aprovados no vestibular 2008 da Universidade Federal do Paraná (UFPR) freqüentaram a escola pública, segundo revela um estudo do perfil do vestibulando elaborado pelo Núcleo de Concursos da instituição. Conforme os questionários sócio-econômicos aplicados no ato da inscrição, 64,6% dos 4..435 aprovados no vestibular passaram pela escola pública. E mais de um terço do total – 35,96% – estudaram integralmente em escolas públicas, desde a educação infantil até o ensino médio.
Esses resultados confirmam que o desempenho dos alunos oriundos das escolas públicas vem aumentando gradativamente nos últimos quatro anos, nos vestibulares mais concorridos do Paraná, superando com larga folga as cotas de vagas reservadas pelas universidades federais e estaduais para os alunos oriundos das escolas públicas e afro-descendentes.
No vestibular de 2006 da UFPR, 52,28% dos aprovados – ou pouco mais da metade do total – haviam cursado o ensino médio, total ou parcialmente, em escolas estaduais. Em 2007, os aprovados com passagem pela escola pública foram 64%, sendo que 30% haviam estudado integralmente em escolas públicas.
Leia mais:
Operação de combate a incêndios do Paraná termina: 2024 já teve o dobro de ocorrências de 2023
Minha Casa Minha Vida autoriza a construção de 1.282 casas para 44 cidades do Paraná
UEM ocupa primeiro lugar no ranking de produção científica feminina no Brasil
Paranaprevidência abre inscrições para concurso público
Para Maurício Requião, Secretário de Estado da Educação (SEED), "os números são gratificantes e reafirmam o resgate da credibilidade da Educação Pública". Para ele, estão de parabéns os alunos que conquistaram as vagas e, em especial, os professores que os prepararam.
Medicina – Alunos das escolas públicas conquistaram vagas em todos os cursos da UFPR, incluindo os mais concorridos. Gustavo Vicente Justino, recém formado no Instituto de Educação Professor Erasmo Pilotto, de Curitiba, por exemplo, foi aprovado para o curso de Medicina, onde cada vaga foi disputada por 29,44 candidatos.
Vários obtiveram aprovação em mais de um vestibular. É o caso de Lucas Murilo de Oliveira Tavares, de apenas 16 anos, aprovado em Engenharia Elétrica na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), que teve uma proporção de 16 candidatos por vaga, e na UFPR, onde cada vaga teve oito candidatos.