Neste sábado (01) comemora-se o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Para marcar a data, ações preventivas serão realizadas em várias cidades do Paraná. Em Londrina, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, a orientação à população ocorre no calçadão, em frente ao Banco do Brasil. As atividades acontecem das 9h às 13h. Haverá tira- dúvidas sobre a doença, com a distribuição de folders e preservativos.
O enfoque da abordagem em 2008 deve priorizar a juventude, mesma linha definida pelo Ministério da Saúde, em função do recente aumento da incidência de casos de Aids nessa parcela da população.
Apesar de terem acesso à informação, pesquisas indicam que os jovens entre 13 e 24 anos não usam o preservativo em todas as relações sexuais. De acordo com o último Boletim Epidemiológico Aids/DST, divulgado semana passada, a presença do vírus HIV nos jovens com idade entre 13 e 19 anos aumentou, principalmente entre as meninas. Há dez anos, havia 273 meninos e 258 meninas infectadas nessa faixa etária. No ano passado, esse número chegou a 223 meninos e 368 meninas. Segundo o mesmo documento, quase 70 mil casos de aids já foram registrados entre pessoas com menos de 24 anos de idade no Brasil, o que representa cerca de 16% do total de casos do país.
Leia mais:
Paranaprevidência abre inscrições para concurso público
Órgãos estaduais do Paraná vão ter escala especial de funcionamento nesta quarta-feira
Estrada da Graciosa tem pare-e-siga nesta terça-feira para recuperar local de queda de árvores
Detran alerta para golpes por mensagens SMS
Para tanto, está sendo analisado o perfil dos casos em cada região da cidade, com base em um levantamento realizado durante a II Conferência Municipal de Juventude de Londrina, que ocorreu na semana passada. A proposta é que as atividades sejam divididas dentro de cada comunidade, com o apoio dos profissionais que já trabalham com a juventude nos bairros da cidade.
Em Curitiba, a Secretaria estadual da Saúde vai distribuir neste a partir das 10 horas, na Rua XV de Novembro, folhetos informativos para esclarecer dúvidas e conscientizar a população sobre os riscos da doença. O evento irá contar também com a presença de Organizações Não-Governamentais (ONGs) e entidades que apóiam a luta contra a Aids no Estado.
Casos
O Brasil teve seu primeiro caso de Aids em 1980 e o Paraná em 1984. O número de casos notificados no Estado até outubro deste ano foi de 18.770, destes 18.010 em adultos e 760 em crianças (menores de 13 anos). Os cinco municípios com maior número de casos são Curitiba, Londrina, Foz do Iguaçu, Maringá e Paranaguá.
Dos 18.010 casos de Aids em adulto notificados, 11.825 (65%) são homens e 6.185 (34%) são mulheres. Quanto às categorias de exposição prevalece a dos heterossexuais com 6.809 (62,6%), seguida da homossexual com 2.126 (13%), bissexual com 1.193 (8,1%) e usuários de drogas com 895 (4,9%).
A faixa etária que concentra o maior número de casos é a de 20 a 49 anos, com 15.898 casos. Entre 50 e 64 anos existem 1.482. São 184 casos de doentes acima de 65 anos.
As informações são do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina, Agência Brasil e Agência Estadual de Notícias