O aeroporto municipal João Galdino, em Andirá (36 km a oeste de Jacarezinho), voltou a operar nesta sexta-feira, depois de um ano e meio de interdição. O aeroporto foi interditado em março de 2001 pelo Departamento de Aviação Civil (DAC) por causa de irregularidades na estrutura física e operacional. Na quinta-feira, uma equipe do departamento vistoriou o local e liberou a pista para pouso e decolagem.
A prefeitura municipal investiu cerca de R$ 20 mil para adequar o aeroporto. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Aloísio Simoni, explicou que a área ganhou um alambrado, telefones, sinalização da pista e da BR-369 até a estrada que dá acesso ao aeroporto e sistema de isolamento de depósito e transferência de combustível. As alterações também incluem a regularização jurídica dos hangares através de contrato de comodato e a contratação de uma equipe de segurança e o encaminhamento de relatórios periódicos ao DAC.
Segundo o secretário ainda está previsto a ampliação da pista em 300 metros, a reconstrução de um hangar, a aquisição e instalação de instrumentos. O custo das obras está estimado em R$ 400 mil e deve ser obtido junto ao governo do Estado, mas ainda não há prazos. As obras vão permitir que o aeroporto opere com aeronaves do modelo jato.
Leia mais:
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
*Leia mais na edição deste sábado da Folha de Londrina
Acompanhe esta notícia e outras relacionadas a este assunto no serviço WAP e SMS dos celulares da Global Telecom.