Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Após protestos por morte

Agentes penitenciários retomam atividades no Paraná

Rubens Chueire Jr. - Equipe Folha
03 abr 2015 às 15:38

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Depois de três dias de paralisação, os cerca de 4,2 mil agentes penitenciários retomaram as atividades na quinta-feira (2) nas unidades prisionais do Estado. Eles protestaram contra os ataques criminosos que resultaram nas mortes de dois servidores no mês de março. Segundo o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná (Sindarspen), a mobilização teve adesão maciça da categoria, entretanto, não houve nenhuma resposta por parte do governo.

Por isso, conforme Petruska Niclevisk, vice-presidente da entidade, foi decidido em reunião com dos diretores do sindicato que todos os agentes vão seguir somente o caderno de segurança (manual do Departamento Penitenciário) que prevê a realização de procedimentos a serem adotados nas penitenciárias. Ela explica que o caderno é o único regulamento de segurança que, além de proteger o servidor dos riscos dentro do estabelecimento penal, também proporciona proteção em casos administrativos. "Não vamos fazer nada a mais do que as condições de segurança proporcionarem. Normalmente os servidores se desdobram para dar conta de todos procedimentos nas unidades, entretanto, com a falta de efetivo só vão desenvolver procedimentos que as condições de trabalho concedidas pelo governo permitir executar com segurança", falou.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O Sindarspen também informou que vai garantir a assessoria jurídica aos agentes que sofrerem assédio moral, inclusive denunciar ao MP e ao Judiciário, os gestores das unidades que obrigarem os agentes a descumprirem as normas de segurança do Depen. Na próxima quinta-feira, dia 9, delegados sindicais se reúnem em Curitiba para definir os próximos passos da categoria, inclusive a possibilidade de convocar uma Assembleia Geral que pode decidir sobre um indicativo de greve.

Leia mais:

Imagem de destaque
PR-445 e PR-323

Lote 3 das novas concessões terá rodovias estaduais duplicadas entre Londrina e São Paulo

Imagem de destaque
Avaliação seriada

UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo

Imagem de destaque
Maior felino das Américas

Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada

Imagem de destaque
Bloqueio total do tráfego

BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto


Sesp

Secretaria Estadual de Segurança Pública e Administração Penitenciária (Sesp) informou que não vai se manifestar em relação à paralisação dos agentes, e reforçou que "não está medindo esforços para reforçar a segurança nos presídios". O órgão ainda ressaltou que a Polícia Civil está trabalhando para prender os responsáveis pela morte do agente.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo