Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Em Curitiba

Animais vendidos em pet shops devem ter microchip

Redação Bonde com PMC
21 ago 2012 às 15:47

Compartilhar notícia

- divulgação PMC
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os animais de estimação comercializados em pet shops e aviários de Curitiba devem, obrigatoriamente, ter microchips de identificação. Embora ainda desconhecida por parte da população, a lei municipal 13.914 está em vigor desde dezembro de 2011.

Para orientar comerciantes e clientes, equipes da Rede de Defesa e Proteção Animal, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, estão percorrendo estabelecimentos do gênero na capital paranaense. "Esta lei é muito importante, pois ajuda a diminuir os casos de abandono de animais, além de evitar roubos", afirmou Alexandre Brey, dono de uma pet shop no bairro Bigorrilho.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Ele conta que, dias atrás, um cão da raça Shiatsu foi levado ao local para receber banho e tosa, mas os funcionários desconfiaram que se tratava de um cão roubado. "Graças ao microchip, confirmamos que era o mesmo animal, que pode voltar à verdadeira dona", contou Brey.

Leia mais:

Imagem de destaque
Avaliação seriada

UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo

Imagem de destaque
Maior felino das Américas

Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada

Imagem de destaque
Bloqueio total do tráfego

BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto

Imagem de destaque
Ano letivo de 2025

Educação do Paraná prorroga prazo para matrículas e rematrículas na rede estadual


Legislação - O prazo de 90 dias concedido para que os estabelecimentos se adequassem à nova Lei expirou em março. Desde então, os comerciantes são obrigados a fornecer o certificado da microchipagem, as vacinas apropriadas de acordo com a idade do animal e o certificado que o classifica como esterilizado ou reprodutor.


Atualmente, 7.377 animais estão cadastrados no SIA, mas a expectativa é que este número aumente com o trabalho de orientação.

Cliente consciente - "Os clientes dos petshops e aviários podem ajudar a fiscalizar, exigindo a microchipagem no momento da compra", explicou o diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação de Fauna da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Alfredo Trindade.
Nas edições da feira Amigo Bicho, promovidas bimestralmente pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e que percorrem todas as regionais da cidade, a microchipagem é gratuita. A próxima está agendada para o dia 22 de setembro, no Centro Cívico.
Mais informações no site


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo