O 9° Boletim de Balneabilidade, divulgado nesta sexta-feira (18) pelo IAT (Instituto Água e Terra), aponta que apenas quatro trechos do Litoral paranaense estão impróprios para banho. O relatório é atualizado semanalmente e traz informações de 66 trechos de praia no Paraná, incluindo 17 balneários artificais nas regiões Oeste e Norte.
Em relação à semana passada, todos os 12 pontos que eram considerados imprórpios apresentaram melhora na qualidade da água. Desses, nove foram reclassificados como próprios para banho. Segundo a chefe de Divisão de Monitoramento do IAT, Christine da Fonseca Xavier, a mudança se deve à diminuição de banhistas. “Com a queda do número de pessoas, os rios ficam mais limpos. Isso evita que a chuva carregue dejetos para o mar”, afirmou.
Os locais considerados impróprios para banho são aqueles onde o contato com a água pode trazer risco à saúde humana. Nas praias do Paraná, esses pontos são sinalizados com bandeiras vermelhas. Já os locais adequados para os banhistas são demarcados com bandeiras azuis.
Leia mais:
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
Os quatro locais classificados como impróprios para banho e prática de esportes aquáticos nesta semana pertencem ao Litoral do estado. São eles: à esquerda do Rio Matinhos, no Balneário Flamingo, em Matinhos; à esquerda da Rua Ponta Grossa, na praia de Guaratuba e à esquerda da Rua Frederico Nascimento, na praia Caieiras, ambos no município de Guaratuba; e a ponta da Pita, em Antonina. Já as 17 praias de água doce receberam, novamente, classificação positiva do IAT.
Durante o verão, os Boletins de Balneabilidade são atualizados toda sexta-feira e divulgados no site do IAT, nas abas “Monitoramento” e Balneabilidade”. Também é possível baixar o aplicativo “Balneabilidade Estado do Paraná” e acessar as informações pelo celular.