Aposentados e pensionistas do plano Aerus realizam, a partir das 16h desta quarta-feira (31), uma manifestação no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. O objetivo é protestar contra a Antecipação de Tutela, que recompõem seus benefícios. Os manifestantes levarão faixas, banners, camisetas, cartazes e imagens.
No mesmo dia e horário, Porto Alegre, Recife, São Paulo e Rio de Janeiro também promovem atos públicos semelhantes.
Decisão judicial - No dia 13 de julho de 2012, o juiz da 14ª Vara do Tribunal Regional Federal da 1ª Região determinou que a União assuma imediatamente o pagamento das aposentadorias e pensões dos segurados do Aerus, com os valores corrigidos. A sentença judicial refere-se à ação civil pública ajuizada pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas buscando responsabilizar a União pela situação do fundo Aerus. Em 2010 o STF decidiu que a Antecipação de Tutela, com decisão favorável, deveria acontecer de imediato.
Leia mais:
Arapongas e Cambé alertam para golpe do alvará de funcionamento
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
Motorista de caminhão é preso após acidente com morte em Siqueira Campos
Morre o escritor Dalton Trevisan, o lendário vampiro de Curitiba, aos 99 anos
No entanto, no dia 26/10, o Desembargador Federal Carlos Moreira Alves do TRF-1, deferiu o pedido da União, suspendendo a Liminar 127 e a Antecipação de Tutela.
Há mais de seis anos, cerca de 10 mil aposentados e pensionistas do fundo lutam judicialmente para reaver seus proventos.