Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Resistência sindical

APP-Sindicato celebra 75 anos de trabalhos em defesa dos professores do Estado do Paraná

Gabriela Fernandes - estagiária*
26 abr 2022 às 18:07
- Reprodução/Instagram
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Fundada em 1947, a APP-Sindicato, entidade voltada aos trabalhadores em educação pública do Paraná, comemora seus 75 anos nesta terça-feira (26). Seu nascimento se deu no contexto de reconstrução e reorganização social do pós-guerra, com laços mais fraternos e solidários. Nesta história, a APP faz a defesa de toda a categoria de trabalhadores em educação do estado, sejam eles professores, pedagogos, diretores ou funcionários das escolas públicas. 


Atualmente, a APP conta com cerca de 75 mil sindicalizados e 29 núcleos sindicais espalhados por todo o Paraná. É um dos maiores sindicatos da América Latina e o Núcleo de Londrina é o maior do Paraná.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A organização sindical dos profissionais de ensino do Estado do Paraná possibilitou avanços como a aprovação dos Estatutos dos Servidores Públicos, em 1970; e do Magistério, em 1976; do Plano de Cargos e Salários dos Professores, em 2004; e dos Funcionários de Escola, em 2008. Estes 75 anos foram marcados por uma postura de resistência, lutando, inclusive, contra a ditadura militar no Brasil.

Leia mais:

Imagem de destaque
Nesta semana

Técnicos do IAT de Pitanga resgatam filhote de coruja-buraqueira

Imagem de destaque
Na próxima semana

Fórum de turismo religioso que acontecerá em Lunardelli segue com inscrições abertas

Imagem de destaque
Aedes avança pelo PR

Saúde confirma oito mortes por dengue em Londrina e Rolândia; confira dados do boletim

Imagem de destaque
Três novas unidades

Arapongas e mais duas cidades ganham usinas solares da Copel


Para o presidente da APP-Londrina, Marcio André Ribeiro, falta compreensão do público sobre o que é um sindicato. "Ele nada mais é do que a representação de uma categoria de trabalhadores, que, sozinhos, não têm força alguma para conversar com seus patrões, de negociar, ou o quer que seja. Por isso existemos sindicatos, que têm muito mais poder de atuação junto aos patrões."

Publicidade


Ribeiro ressalta a importância do apoio de toda a categoria de trabalhadores que a entidade contempla, assim como o da população. "Esse sempre foi e sempre será o espírito de toda instituição sindical: a coletividade acima da individualidade", completa.

Digite aqui seu texto...


*Sob supervisão de Luís Fernando Wiltemburg

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade