O edital de licitação para as obras da PR-415 (rodovia João Leopoldo Jacomel), nos trecho Curitiba/Pinhais e Pinhais/Piraquara está aberto. As empresas interessadas podem enviar as propostas até 18 de março, com abertura dos envelopes no dia 19. A duplicação de 14 quilômetros (Pinhais/Piraquara) vai ampliar a capacidade de tráfego da rodovia por onde passam mais de 25 mil veículos por dia, a maioria automóveis leves e motos. O valor máximo da licitação será de R$ 147 milhões.
Os serviços executados serão de terraplanagem, pavimentação asfáltica, drenagem e obras de arte corrente, obras de artes especiais (viadutos, passarelas, ciclovias), além de restauração rodoviária, sinalização e iluminação pública.
Em agosto de 2013, o projeto básico da duplicação foi apresentado por técnicos do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR) aos representantes das prefeituras de Piraquara e Pinhais.
Leia mais:
Tamanduá encontrado em cima de árvore é devolvido à natureza na região de Campo Mourão
Policiais adotam cachorrinha que 'pediu ajuda' para salvar seus filhotes
Funcionário de loja de Umuarama recebe indenização por sofrer racismo e homofobia
Boletim semanal da dengue confirma 253 novos casos da doença no Paraná
Faixa de circulação
No primeiro trecho, entre o Rio Atuba (divisa entre Curitiba e Pinhais) e o Carrefour Pinhais, a proposta é implantar mais uma faixa de circulação em cada sentido da Avenida João Leopoldo Jacomel, ao longo de 3,9 quilômetros. Com as novas faixas, o trecho ficará com seis pistas, três de cada lado. Também serão construídas ciclovias e calçadas. A nova faixa terá prioridade para os ônibus e será usada para conversões de veículos.
O segundo trecho, de Pinhais até Piraquara, terá seis faixas de circulação, contra as atuais duas faixas. A terceira faixa dará preferência também aos ônibus e às conversões dos veículos. O estudo também apontou a necessidade de construir pontos de retorno, viadutos, passarelas, ciclovias, calçadas e implantação de iluminação central.