O 22°Batalhão de Polícia Militar (22°BPM), pertencente ao 6°Comando Regional da PM (6°CRPM) deu apoio ao oficial de justiça da Vara da Fazenda Pública de Colombo para a reintegração de posse de uma área de preservação ambiental no bairro Rincão. Cerca de 100 pessoas estavam no local e fizeram a desocupação de maneira pacífica. A área reintegrada é de aproximadamente 200 mil metros quadrados.
Um levantamento preliminar do Serviço de Inteligência apontou que havia 150 barracos (não havia construções de alvenaria) e 100 pessoas. Segundo as informações do Comandante da operação, capitão Ricardo Costa, a ocupação iniciou-se há quase um mês. "É uma área de preservação ambiental que precisa ser protegida e não pode ter nenhum tipo de ocupação", disse o Comandante da operação, capitão Ricardo da Costa.
A atividade teve início nas primeiras horas desta terça-feira (4). A tropa foi reunida na sede do batalhão, no bairro Roseira, para receber as instruções do comando, bem como organizar o deslocamento dos efetivos ao local de reintegração de posse.
Leia mais:
Nova lei elimina reteste e permite reagendamento gratuito de exames no Detran em 30 dias
Região Sul do Brasil tem previsão de tempestade para o final de semana
UEM divulga edital para a contratação de 65 professores por meio de teste seletivo
BR-376 em Sarandi será interditada para obra de novo viaduto no domingo
O município entrou com uma ação na justiça reivindicando a posse da área que está incluída no mapa de preservação ambiental do estado. A Justiça concedeu a ordem de reintegração e encaminhou o documento à PM para dar apoio ao oficial de justiça, o qual se apresentou à liderança dos ocupantes e leu a ordem judicial. Eles se comprometeram em desocupar local e retirar seus pertences.
Durante a operação, uma mulher resistiu a atividade policial, proferindo palavras de baixo calão aos policiais militares e tentou agredir uma militar estadual. Ela foi contida e encaminhada por desacato, assinando um Termo Circunstanciado (TC) e responderá em juízo pelo ato infracional cometido.
Foram empregados os policiais militares das Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAMs) e das Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (ROCAMs) das unidades do 1° Comando Regional da PM (1°CRPM) e do 6°Comando Regional da PM (6°CRPM), além do apoio das equipes do Batalhão de Polícia Ambiental (BPMA), da Companhia de Choque do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA).