De acordo com um estudo divulgado este mês pela IMT Strategies, 77% dos internautas dos Estados Unidos apagam e-mails comerciais não solicitados sem ler as mensagens, mostrando a baixa eficácia do chamado "spam" como ferramenta de marketing online. Em contrapartida, apenas 2% dos usuários de Web entrevistados disseram que têm o hábito de pagar e-mails comerciais autorizados sem ao menos olhar rapidamente o conteúdo da mensagem.
O trabalho mostrou ainda que apenas 4% dos internautas se dizem "curiosos" em ler o conteúdo de e-mails comerciais não solicitados. Já para as mensagens de correio eletrônico autorizadas, esse número sobre para 48%. Além disso, apenas 1% dos internautas entrevistados disse ficar "ansioso" para ler mensagens não autorizadas, mas esse número fica em 13% quando se trata de e-mails com permissão.
O estudo concluiu ainda que, comparando-se com mala direta e propaganda via banner, o custo de aquisição e retenção de clientes é menor via e-mail marketing – não é sem motivo que diversas empresas que pesquisam o mercado de Internet prevêem um acentuado crescimento do uso de e–mail como ferramenta de marketing. Tanto a Jupiter como a Forrester Research, por exemplo, estimam que em 2003 serão distribuídos cerca de 150 bilhões de e-mails comerciais autorizados.
A IMT baseou seu trabalho em quatro pesquisas independentes realizadas com usuários de e-mails nos Estados Unidos, além de coletar informações com executivos e com anunciantes online.
O trabalho mostrou ainda que apenas 4% dos internautas se dizem "curiosos" em ler o conteúdo de e-mails comerciais não solicitados. Já para as mensagens de correio eletrônico autorizadas, esse número sobre para 48%. Além disso, apenas 1% dos internautas entrevistados disse ficar "ansioso" para ler mensagens não autorizadas, mas esse número fica em 13% quando se trata de e-mails com permissão.
O estudo concluiu ainda que, comparando-se com mala direta e propaganda via banner, o custo de aquisição e retenção de clientes é menor via e-mail marketing – não é sem motivo que diversas empresas que pesquisam o mercado de Internet prevêem um acentuado crescimento do uso de e–mail como ferramenta de marketing. Tanto a Jupiter como a Forrester Research, por exemplo, estimam que em 2003 serão distribuídos cerca de 150 bilhões de e-mails comerciais autorizados.
A IMT baseou seu trabalho em quatro pesquisas independentes realizadas com usuários de e-mails nos Estados Unidos, além de coletar informações com executivos e com anunciantes online.