O segundo boletim de balneabilidade da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos indica 13 pontos impróprios para banho no litoral. O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) divulga semanalmente os resultados das análises da balneabilidade em 43 pontos monitorados na orla, onde há maior fluxo de pessoas.
O maior aumento de pontos impróprios ocorreu no município de Matinhos, com cinco novos pontos impróprios para banho, além da praia Mansa, em Caiobá que manteve-se ‘vermelha’. Os novos pontos estão no Mercado de Pescados, praia Central de Matinhos 100 metros à esquerda do Morro. Já na praia Brava de Caiobá tornaram-se impróprios os pontos localizados na rua Londrina, rua Jacarezinho e rua Alvorada. A prainha também continua imprópria. Em Guaratuba a rua Ponta Grossa, no Balneário Barra do Saí passou a ser impróprio para banho.
Cada ponto impróprio representa 200 metros interditados – 100 metros à direita e 100 metros à esquerda das placas indicativas - devido à emissão de esgoto sanitário e presença de coliformes fecais.
Leia mais:
Lote 3 das novas concessões terá rodovias estaduais duplicadas entre Londrina e São Paulo
UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo
Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada
BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto
O IAP alerta que tomar banho em água contaminada pode causar doenças como gastrenterite, infecções nos olhos, ouvidos e garganta, e doenças de pele. Doenças mais graves também podem ser transmitidas através da água, como hepatite A, cólera e febre tifóide.