Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Dia do guarda-vidas

Bombeiros salvam vidas há 45 anos nas praias do PR

Agência Estadual de Notícias
27 dez 2007 às 19:46

Compartilhar notícia

Cerca de 500 guarda-vidas vão diariamente para a areia para zelar pela segurança dos banhistas no litoral do Paraná - Manoel Gomes
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O dia 28 de dezembro é o dia do guarda-vidas. São profissionais que se dedicam a uma única e específica tarefa: salvar vidas. Nesta temporada, os guarda-vidas comemoram 45 anos de serviços prestados pelo Corpo de Bombeiros nas praias do Paraná. Em todo o litoral eles atuam do início da manhã ao início da noite. Estão em 95 postos distribuídos pelos 70 quilômetros de costas.

De acordo com o major Edemilson de Barros, comandante do Corpo de Bombeiros no litoral, nenhuma comemoração específica vai ser feita pela passagem da data. "Porque pra nós todos os dias é dia dos guarda-vidas. O que vale a pena é o sentimento de salvar uma vida. Isso não tem explicação", afirmou ele. Cerca de 500 guarda-vidas vão diariamente para a areia para zelar pela segurança dos banhistas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Barros explicou que o Paraná conta com atualmente um grupo seleto de guarda-vidas. São homens e mulheres que fazem cursos periodicamente e se preparam o ano inteiro para trabalhar na temporada de verão. "Atuamos o ano todo, mas durante a Operação Viva o Verão nosso trabalho e nossa responsabilidade é ainda maior", comentou ele. "É uma atividade extenuante, mas também extremamente compensadora", disse.

Leia mais:

Imagem de destaque
7,84 milhões de litros por segundo

Chuvas quintuplicam vazão das Cataratas do Iguaçu nesta segunda

Imagem de destaque
Com apoio do Estado

Romaria Diocesana de Apucarana deve atrair mais de 20 mil pessoas no início de 2025

Imagem de destaque
Cinquenta anos de pena

Homem que entrou atirando em bar de Ibiporã é condenado por três mortes e duas tentativas de homicídio

Imagem de destaque
Superando média histórica

Chuva do fim de semana supera em até 84% a média mensal em regiões do Paraná


Mas nem sempre foi assim. O serviço de guarda-vidas está a cargo do Corpo de Bombeiros de temporada em temporada desde o verão de 1962. A partir de 1964 um efetivo foi destacado para atuar de forma permanente em Matinhos. Naquela época, o Corpo de Bombeiros não tinha espaço para alojar os guarda-vidas. Eles atuavam e retornavam às suas casas, voltando no dia seguinte.

Posteriormente, a sede do destacamento mudou para Guaratuba, num quartel próprio. Era lá que ficavam concentrados os guarda-vidas que atuavam na temporada, que agora é conhecida como Operação Viva o Verão. Dali, saíam para os balneários de Caiobá, Banestado, San Marino, Praia Club, Praia de Leste e Pontal do Sul. Na temporada de 1966/1967 foi criado o posto SESC.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo