Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Sem condições

Cadeia localizada ao lado de creche é interditada no Paraná

Redação Bonde com MP-PR
19 mai 2015 às 14:42

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Vara da Fazenda Pública de Cantagalo, no Centro-Sul paranaense, determinou a interdição imediata da cadeia pública que funciona na delegacia de polícia da cidade, em atendimento a ação civil pública ajuizada pela Promotoria de Justiça da comarca. A cadeia está vazia, mas há o temor de que, em breve, 23 presos sejam transferidos para a unidade.

Na ação, o Ministério Público explica que, há cerca de um ano e meio, foi firmado um acordo informal pelo qual houve o compromisso de que os presos de Cantagalo seriam mantidos na cadeia de Laranjeiras do Sul. Porém, esse compromisso estaria prestes a ser descumprido, já que, recentemente, a Polícia Civil determinou a remoção (ainda não realizada) de 23 presos para a delegacia de Cantagalo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


A delegacia de polícia de Cantagalo fica no centro da cidade, em frente a uma creche municipal e a aproximadamente 100 metros de uma unidade da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), contrariando determinação da Lei de Execução Penal, que estabelece, no seu artigo 90, que: "A penitenciária de homens será construída em local afastado do centro urbano, a distância que não restrinja a visitação."

Leia mais:

Imagem de destaque
Trilha segue aberta

Cataratas do Iguaçu têm vazão de sete milhões de litros de água por segundo

Imagem de destaque
16 mandados de prisão

Polícia Civil deflagra operação contra tráfico de drogas no Noroeste do Paraná

Imagem de destaque
Já foi acusado de corrupção

Ademar Traiano antecipa votação e é eleito presidente da CCJ da Alep

Imagem de destaque
Devido às fortes chuvas

Trechos de rodovias do Noroeste do Paraná estão totalmente bloqueados

A sentença considerou que a cadeia "não oferece condições mínimas para receber presos, além de não garantir a segurança pública, dever do Estado". Na análise do mérito, a decisão fundamenta-se nos documentos apresentados, entendendo que: "simples análise das fotografias juntadas à inicial dá conta da precariedade das instalações, que não oferecem segurança, tanto que tempo antes do ajuizamento desta demanda houve fuga. A fiação elétrica exposta, os buracos nas paredes, a insalubridade geral do local são fatores que impedem manter a carceragem da Delegacia de Cantagalo operando e recebendo novos detentos".


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo