O presidente da Câmara Municipal de Curitiba, vereador Paulo Salamuni (PV), anunciou a implantação da Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P) na gestão da Casa. A declaração foi feita na sessão desta quarta-feira (5), em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente.
A A3P é um programa coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e voltado às atividades do setor público. Ele tem a finalidade de promover uma gestão pública focada na responsabilidade socioambiental e prevê a adoção de procedimentos, referenciais de sustentabilidade e critérios socioambientais.
Receba nossas notícias NO CELULAR
WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.
Segundo Salamuni, o Legislativo vai adotar critérios de gestão sustentável, que vão desde mudanças nos parâmetros de compras e contratação de serviços, até o gerenciamento adequado dos resíduos gerados e dos recursos naturais utilizados pela instituição. "Desta maneira, a Câmara Municipal deseja contribuir com uma pequena parcela do grande esforço necessário para melhorar a qualidade de vida em nossa cidade, país e em nosso lar comum, a Terra", disse.
Ainda em seu discurso, Salamuni reforçou a obrigação da sociedade de pensar a cidade para o presente e para o futuro. "É pensando nisso que alertamos para a necessidade urgente de estabelecermos políticas municipais voltadas à conservação dos últimos remanescentes de ambientes naturais, numa cidade cada vez mais tomada por asfalto e automóveis, tijolos e cimento".
O presidente salientou que os ambientes naturais são essenciais à boa qualidade de vida e que, portanto, devem ser reconhecidos como bens de uso comum do povo, devendo estar sob a proteção do poder público. Para ele, o programa da atual administração municipal, que estabelece metas de desmatamento zero para áreas remanescentes de ambientes naturais, merece ser valorizado.
Aquífero - Paulo Salamuni repassou aos vereadores exemplares do livro "A integração das águas - revelando o verdadeiro Aquífero Guarani", que foram doados pelos autores Nadia Rita Boscardin Borghetti, José Roberto Borghetti e Ernani Francisco da Rosa Filho. O vereador agradeceu a gentileza dos autores e comentou que se trata de uma leitura apropriada para a data, quando se reflete sobre as condições ambientais do planeta.
"Esta obra apresenta um panorama do quadro socioeconômico das regiões de ocorrência do Aquífero Guarani, possibilitando a visualização das necessidades, identificando suas formas de utilização mais adequadas e sustentáveis, nos mais diversos setores econômicos e sociais", resumiu.
Saiba mais sobre a A3P - A Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P) é um programa, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente, com a finalidade de promover a responsabilidade socioambiental e a adoção de procedimentos, referenciais de sustentabilidade e critérios socioambientais nas atividades do setor público.
É uma iniciativa que demanda o engajamento individual e coletivo, a partir do comprometimento pessoal e da disposição para a incorporação dos conceitos preconizados, para a mudança de hábitos e a difusão do programa.