Uma média de 100 veículos são autuados diariamente nas ruas de Maringá por avançarem o sinal vermelho ou por pararem sobre a faixa de pedestres. Há mais de um mês, a Secretaria Municipal de Transportes (Setran) instalou um sistema de câmeras em 10 pontos considerados problemáticos na cidade, onde ocorriam constantes acidentes.
De acordo com números da Setran, o avanço de sinal é o principal problema identificado pelas câmeras. Em alguns dias da semana o número de infrações chega a 180, mas em outros não passa de 50. O diretor de trânsito, Gilberto Purpur, explica que nos fins de semana o número de infrações tem uma diminuição significativa.
Ainda sobre o avanço de sinal, a maioria dos registros é de conversões à direita. A multa para esses casos é de R$ 191,00 e sete pontos na carteira de habilitação. Já quem parar sobre a faixa receberá quatro pontos e uma multa de pouco mais de R$ 80,00.
Leia mais:
Com desconto ofertado de 26,60%, CCR arremata Lote 3 do pedágio do Paraná
Prêmio Queijos do Paraná está com inscrições abertas
Athletico começa a reformulação e demite técnico e diretores
Alep adiciona oito mil sugestões populares ao orçamento do Paraná
Na opinião de Purpur, os números mostram que a implantação do sistema foi positiva e por isso a prefeitura já está preparando a licitação para compra de outras 10 câmeras. Até o final desse ano, novos equipamentos devem ser instalados. Segundo ele, o equipamento também ajuda no combate a violência, porque os pontos são filmados durante todo o dia, registrando tudo que acontece.
A secretaria também pretende aumentar o número de radares em ruas e avenidas de Maringá até o fim de 2007. ''A vigilância eletrônica é eficaz e ajuda na conscientização dos motoristas. As câmeras fazem parte de várias medidas que estão tomando para melhorar o trânsito e diminuir o número de acidentes'', comenta.