O Departamento de Trânsito do Paraná começa esta semana a enviar correspondências para as 130 mil pessoas que registraram a aquisição de veículos financiados. O objetivo é avisar a todos que estão com a carta de liberação do financiamento em mãos para comparecer ao Detran ou procurar um despachante de sua confiança, até o dia 30 de novembro, para realizar o procedimento de baixa da alienação do veículo.
Após esta data, não serão mais expedidas cartas e as liberações serão feitas diretamente pelas instituições financeiras e empresas credoras, através de sistemas informatizados, seguindo determinação do Detran do Paraná. Assim, as cartas de liberação emitidas antes deste prazo não terão mais validade e os proprietários deverão voltar às instituições financeiras para que o procedimento seja refeito, desta vez por meio eletrônico.
Os proprietários que procurarem o Detran para dar baixa terão de fazer a vistoria do veículo e pagar uma taxa de R$ 42,17, que inclui a emissão de um novo Certificado de Registro do Veículo. A diretora de Operações do Detran-PR, Elaine Kawa, explica que o proprietário que não cumprir o prazo de 30 de novembro não corre risco de perder o bem que adquiriu, "mas terá o trabalho de repetir todo o procedimento para a liberação do financiamento". Além disso, completa, é possível que as empresas cobrem pela execução deste serviço.