Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
No Paraná

Casas construídas por presos são entregues a 110 famílias

Agência Estadual de Notícias
05 out 2012 às 17:35

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O presidente em exercício da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Luciano Machado, entregou nesta sexta-feira (05) a 110 famílias do município de Jesuítas as chaves da casa própria. As casas fazem parte de um projeto pioneiro que utiliza mão de obra carcerária na construção de moradias populares.

O projeto é resultado de uma parceria entre os programas Morar Bem Paraná, do governo do estado, e Minha Casa Minha Vida, do governo federal.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Com dificuldades para conseguir mão de obra qualificada, o município tornou-se pioneiro no Paraná na ocupação de mão de obra prisional na construção civil. Presos do regime semi-aberto foram contratados por meio de uma parceria com a Secretaria de Estadp da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos. Presente no evento, o diretor de Execução Penal da Penitenciária de Cascavel, André Luiz Romero, enumerou os múltiplos benefícios da parceria.

Leia mais:

Imagem de destaque
Conquista

Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior

Imagem de destaque
Grandes volumes de chuva

Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda

Imagem de destaque
Última chance

Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira

Imagem de destaque
Noroeste

Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola


"Esta iniciativa é de extrema importância, pois ao mesmo tempo que fornece mão de obra para suprir a demanda na construção civil, auxilia na reinserção dos presos na sociedade. Eles saem desta situação com uma ocupação e capacitados para buscar no trabalho uma fonte de renda. É a construção de um novo sistema penal, que de fato recupera os cidadãos", disse.

Publicidade


Com prestações de pouco mais de R$ 50, o programa é destinado ao atendimento de famílias de baixa renda, o valor total do investimento foi de R$ 2,664 milhões.


O prefeito de Jesuítas, José Weiller Júnior, agradeceu a contribuição do governo estadual e da Cohapar para o desenvolvimento da cidade. "O governador Beto Richa tem apoiado muito o município de Jesuítas em sua gestão, e a Cohapar é um dos principais agentes destes benefícios", ressaltou.

Publicidade


"A Caixa está presente na vida da população paranaense e é um orgulho para todos que fazem parte desta equipe trabalhar para tornar o sonho da casa própria uma realidade para tantas famílias", afirmou o gerente-geral da Caixa Econômica Federal de Assis Chateaubriand, Claudecir Laerte Gallo.


Um exemplo é a família de Márcio e Rosangela Aguiar. O casal e seus três filhos viviam há 11 anos em uma casa cedida por parentes e agora se mudam para sua primeira casa própria. "Ter uma casa é a base de tudo, é a segurança que nós vamos ter para deixar para os nossos filhos", disse Rosangela.


Trabalhando como pedreiro e ganhando por dia, Márcio explica que não teria condições de adquirir uma casa se não tivesse os subsídios do governo. "O que eu ganho não daria para comprar uma casa sozinho, mas com as condições oferecidas é possível e nós vamos trabalhar duro para pagar todas as parcelas", disse.

Também estiveram presentes no evento a gerente regional da Cohapar de Cascavel, Giorgia Andresa Pelanda; o secretário de assuntos comunitários de Jesuítas, Aparecido Adão Romero; a primeira-dama de Jesuítas, Debora Weiller; o prefeito de Iracema D’oeste, Leonidas Rodriges Neto; representantes da Emater, Seab, Copel e Sanepar.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo