A cidade de Cascavel foi incluída no recém-criado Comitê Estadual de Controle da Mortalidade no Trânsito. A inclusão se deve ao fato de recentemente o Ministério da Saúde ter divulgado um levantamento em que a cidade aparece como possuidora do trânsito mais violento do Paraná. Nos 11 primeiros meses deste ano, 84 pessoas perderam a vida no trânsito cascavelense.
Segundo a secretária de Saúde, Lilimar Mori, que esteve em Curitiba participando da instalação do comitê, sua principal função será analisar todos os acidentes com vítimas que ocorrem dentro de perímetro urbano e investigar as causas das mortes. A partir dessas análises, o comitê irá adotar medidas preventivas para reduzir o número de óbitos.
Sempre que houver um acidente de trânsito com vítima, o comitê será acionado para fazer o levantamento de todos os dados da ocorrência e apontar as causas do acidente. Os recursos para a implantação do comitê virão do Ministério da Saúde e do DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres).
Leia mais:
Prefeitura de Rolândia alerta população sobre golpe do 'falso pedido de ajuda'
No Paraná, consultas públicas do programa Parceiro da Escola começam nesta sexta
Pastor pede reconhecimento de vínculo trabalhista com igreja, mas Justiça do PR nega
Unespar aplica provas do vestibular neste domingo
Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, o número de mortes no trânsito em Cascavel em 2002 já é superior aos registrados no ano passado. Nos 12 meses do ano passado, o número de óbitos chegou a 79. As estatísticas apontam que houve uma queda no número de mortes entre jovens na faixa etária de 20 a 29 anos. No ano passado, 21 jovens morreram no trânsito. Até o mês passado, esse número caiu para 16.
*Leia mais na edição desta sexta-feira da Folha de Londrina