No Dia Internacional dos Direitos Humanos, que é comemorado hoje, os catadores de materiais recicláveis fazem manifestação nas ruas. A mobilização foi definida pela Comissão Nacional do Movimento dos Catadores, eleita no 1º Congresso Nacional de Catadores realizado em Brasília, em junho de 2001.
O 10 de dezembro, passou a ser considerado o Dia Nacional de Mobilização dos Catadores de Material Reciclável. Cada grupo, na sua região, irá caminhar pelas ruas, enfeitar praças e carrinhos, apresentar talentos, falar dos seus direitos.
Sob o tema ''Ato de Preservação à Vida'', eles pedem pela inclusão da categoria nos programas de coleta seletiva de todos os municípios e estados e na Política Nacional de Resíduos Sólidos, que está sendo discutida na Câmara Federal.
Leia mais:
Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada
BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto
Educação do Paraná prorroga prazo para matrículas e rematrículas na rede estadual
MPPR denuncia técnico de enfermagem suspeito de abuso sexual contra paciente
Em Curitiba, pelo menos 50 catadores se concentram na Boca Maldita, pela manhã, mas o ponto alto é a partir das 16 horas, quando eles devem caminhar até o Centro Cívico, Praça Nossa Senhora da Salete, onde será apresentada uma Carta Aberta à Sociedade e ao recém eleito Governador Roberto Requião, por volta das 17 horas.
Instituições que estão engajadas na luta dos catadores foram convidadas a participar do ato, entre elas sindicatos, universidades, colégios, associações de bairro, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, vereadores, Ministério Público, Conselho Tutelar, OAB/PR, associações de classe e ONGs.